Alcobaça: Segundo dados da Planilha de Produção dos serviços realizados por profissionais odontológicos nas unidades de saúde, de abril até julho, o número de pacientes atendidos ultrapassou 15 mil.
"O acesso da população aos serviços odontológicos é um sonho distante para muitos brasileiros, em todo o país. No município de Alcobaça, a utilização desses serviços ultrapassa a percepção e se reflete no número de alcobacenses atendidos", é o que explica o Secretário de Saúde, Robson Mattos. Para ele, esse número demonstra que a população acredita nos serviços da rede municipal e, mais do que isso, os alcobacenses estão indo aos postos de saúde e sendo atendidos - em cada um deles - por dentistas.
As unidades de saúde receberam nos últimos meses mais de 15 mil pacientes. Foram, em média, mais de 3 mil atendimentos/mês, entre procedimentos preventivos, clínicos, cirúrgicos e restauradores, realizados por 12 dentistas e 12 auxiliares, que estão distribuídos por toda a rede de serviços da atenção básica e especializada. Esses profissionais da saúde bucal trabalham no município com o tratamento de cárie, gengivite, periodontite e herpes, dentre outros procedimentos, prevenindo e cuidando desses e outros males que afetam a saúde da boca.
Dona Maria Odete, moradora da comunidade do Cotia, ao acompanhar todo o tratamento dentário de sua filha, Jaqueline Oliveira, no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas )agradece o serviço. “Gostei muito do atendimento e da qualidade dos profissionais. São excelentes. O que foi feito aqui na unidade é o mesmo atendimento de uma clínica particular".
A dentista da ESF 01 (Estratégia Saúde da Família), Cyntia Brito Pinheiro, ressalta a importância da proximidade dos profissionais de saúde bucal com a população. “A inclusão da odontologia nas unidades de saúde da família, em 2017, foi um grande avanço, já que podemos oferecer procedimentos de proteção, prevenção e promoção da saúde bucal. Trabalhamos não só com a boca, mas com o indivíduo como um todo e, assim, temos uma resolutividade maior dos problemas de saúde dos usuários”.
A rede funciona com 01 dentista em cada uma das 09 equipes de saúde da família e outros 03 no CEO. Ao todo são 13 dentistas mantidos pelo município, incluindo a coordenadora da saúde bucal, Claudia Rocha Naves. É ela quem acompanha as políticas públicas voltadas para o serviço odontológico em toda a rede municipal. “Nossa área técnica tem a função de planejar, executar, monitorar e acompanhar as ações e atividades em saúde bucal, na atenção básica e especializada, além do planejamento orçamentário e financeiro para aquisição de insumos, equipamento e serviços”, afirmou.
ATENÇÃO BÁSICA – Na rede de unidades de saúde são oferecidos os primeiros cuidados de saúde bucal aos usuários. São realizados atendimentos clínicos odontológicos, como procedimentos restauradores, pequenas cirurgias, atendimento de urgência e remoção de tártaro. Esses serviços estão disponíveis pelas equipes de saúde da família, nas unidades de saúde da família.
ATENÇÃO ESPECIALIZADA – O município possui 01 CEO, com 03 consultórios que ofertam serviços de cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, estomatologia, periodontia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal. O acesso da população à atenção especializada se dá através de encaminhamentos realizados pela atenção básica e também por demanda espontânea nos casos de urgência. O CEO funciona na Praça da Igreja Matriz, próximo a prefeitura, de segunda a sexta-feira das 07 as 12 e 13 as 16h.
BOCA SAUDÁVEL – Para possuir uma boca saudável alguns cuidados são indispensáveis, à exemplo de uma alimentação saudável, aliada à hábitos de higiene bucal. Daí, é fundamental escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, bem como o uso do fio dental, enxaguante bucal e limpeza da língua. Não pode esquecer de avaliar as condições das cerdas da escova dental e agendar uma visita periódica ao dentista para avaliação das condições da saúde bucal.
Por Vida Diária: Andressa Lima/Ascom.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.