Teixeira de Freitas, 19 de dezembro: Ações que visam o bem para uma comunidade local devem ser evidenciadas cada vez mais e um desses exemplos foi a formatura das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto “Detranzinho”, organizado pela 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas. A congratulação aconteceu na noite desta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores, na qual os pequenos receberam os bloquinhos oficiais e a carteirinha, sendo declarados como agentes do Detranzinho.

O pequeno Eurico Mateus Loyola disse: “aprendi que a gente tem que fiscalizar os pais para não deixar eles ultrapassarem o sinal vermelho, colocar o cinto e não falar no celular”. O pai de Eurico, David Loyola,  parabenizou a coordenadora da 24ª Ciretran, Tatiane Ruas, pelo belíssimo trabalho realizado, ainda mais sabendo que o trânsito de Teixeira não é fácil, “o trânsito aqui é caótico, as pessoas que vêm da capital sabem que o trânsito daqui é complicado, por isso, acho importante, sim, essa ação da Ciretran e já de ver nossas crianças com essa conscientização, me sinto orgulhoso”, completou ele.

Essa é uma ação importante, pois muitos motoristas de Teixeira têm cometido diversas irregularidades no trânsito, como, por exemplo, não usar o cinto de segurança e falar no celular enquanto estão dirigindo. Para Tatiane Ruas,“estamos com imensa alegria, nunca vi essa Câmara tão linda, cheia de crianças, foram 315 que fizeram a inscrição e 218 fizeram a prova do Detranzinho, e essas que fizeram a prova,  estão aqui para serem condecoradas. Agora essas crianças estão nas ruas ‘aptas a multar’, receberam um bloco de multas e uma carteirinha personalizada do Detranzinho”.

As crianças e adolescentes estarão atentos e podem “multar” os pais ou familiares que cometerem alguma irregularidade no trânsito. As multas leves, os pais pagam bala, as médias pagam chiclete e as graves é chocolate. “A intenção é que o futuro da nossa cidade mude. A realidade do Brasil é assustadora, são diversos acidentes de trânsitos espalhados em todo o país, o trânsito no estado da Bahia é tratado como doença, nada mais justo do que começar a partir da educação”, resumiu de forma bem realista a coordenadora.

As idades dos pequenos para o Detranzinho variam entre 03 e 15 anos. Crianças e adolescentes são intimados a fazer várias ações educativas junto ao Detran.

As inscrições para o Detranzinho já estão abertas, os pais devem procurar o Detran e deixar o nome do jovem, endereço e  número de telefone. As provas serão realizadas em janeiro e as condecorações serão em fevereiro de 2018. A ideia é formar turmas a cada dois meses.

Esse projeto torna-se um grande incentivo para a cidade, que todos os dias tem presenciado algum acidente no trânsito, muitos deles por não cumprir obrigações simples. Que ações como essas sejam mais valorizadas! Em 2018 a coordenadora irá lançar uma olimpíada com adolescentes de 17 a 18 anos de todas as escolas, e a premiação será uma habilitação aos campeões.

Os projetos têm a parceria da Autovia, Via Fácil, Cia. Vistoria, Maicon Despachante e PIJ Transportes.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

Fotos: Wesley Morau/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo