tag  

Uma mudança na legislação promete transformar a experiência das mulheres nos serviços de saúde. A recém-sancionada lei 14.737/2023, publicada no Diário Oficial da União, redefine o direito de acompanhamento durante consultas, exames e procedimentos médicos em unidades públicas e privadas.

Anteriormente reservado a situações de parto ou para pessoas com deficiência, o direito de ter um acompanhante maior de idade agora abraça todas as mulheres. O avanço, que modifica a Lei Orgânica da Saúde de 1990, estipula que o acompanhante pode estar presente sem aviso prévio, proporcionando apoio emocional essencial.

A legislação vai além, especificando que em procedimentos com sedação, se a mulher não indicar um acompanhante, a unidade de saúde deverá designar alguém para estar presente. A renúncia desse direito requer a assinatura da paciente com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

Informar as mulheres sobre esse direito torna-se obrigatório, seja durante consultas prévias a procedimentos com sedação ou por meio de avisos fixados nos estabelecimentos de saúde. Nos casos em que restrições à presença de acompanhantes são necessárias, como em centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, profissionais de saúde desempenharão esse papel.

A exceção para sobrepor o direito de acompanhamento ocorre apenas em situações de urgência e emergência, quando a paciente chega desacompanhada à unidade de atendimento, visando preservar a saúde e a vida.

A lei representa um marco na busca pela humanização dos cuidados de saúde, garantindo que todas as mulheres tenham o suporte necessário em momentos cruciais de atendimento médico.

 

Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo