A rede estadual da Bahia ampliou significativamente o número de matrículas na Educação Profissional, conforme revela o detalhamento do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2023, foram registradas 93.306 matrículas, número que subiu para 113.699 em 2024. Esse avanço consolidou a rede baiana como a segunda maior do país em número de matrículas na modalidade, atrás apenas de São Paulo, que contabilizou 270.979. O crescimento na oferta de vagas na Educação Profissional foi de 13%.
“Esse crescimento expressivo na Educação Profissional reflete o compromisso da Bahia com uma educação pública de qualidade, que forma cidadãos preparados para os desafios do mundo do trabalho. Ofertar cursos técnicos em todos os 417 municípios do estado é um marco histórico, que consolida a Educação Profissional e Tecnológica como uma política estruturante para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da Bahia. Seguiremos investindo em parcerias estratégicas, inovação e formação de professores para garantir oportunidades reais de transformação na vida dos nossos estudantes”, afirmou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.
O ano de 2025 já começou com um marco inédito para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da rede estadual: pela primeira vez, cursos técnicos estão sendo ofertados em todos os 417 municípios baianos. As oportunidades estão articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial, consolidando a EPT como eixo estratégico para o desenvolvimento do estado.
Para atender às demandas de setores estratégicos, como o industrial, a Bahia tem fortalecido parcerias com empresas que necessitam de mão de obra qualificada em áreas como Mecatrônica, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Eletromecânica e Química. No meio rural, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado, promovendo a oferta de cursos voltados à agroecologia e às práticas sustentáveis. Parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem também têm possibilitado a realização de cursos de qualificação profissional voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).
A ampliação da oferta de cursos técnicos está ancorada em uma rede de parcerias estratégicas e programas federais, como o Pronatec, Projovem Urbano, Saberes da Terra e Bahia Aprendiz, que promovem educação técnica aliada ao desenvolvimento sustentável para jovens e adultos. A formação de professores é outra prioridade da Secretaria da Educação, com ações articuladas entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e os Institutos Federais, voltadas à oferta de cursos de pós-graduação e capacitações técnicas para o uso de laboratórios e tecnologias educacionais.
Por: Vida Diária/Ascom/SEC
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.