Nova Carteira de Identidade não exige correria: CIN só será obrigatória em 2032, alerta SAC

A partir da próxima segunda-feira (24), o SAC inicia o atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) 100% por ordem de chegada em 27 postos da rede. A ação vale de segunda a sexta-feira nos postos da capital e do interior, sem necessidade de agendamento. Apesar da ampliação do serviço, o SAC reforça que não há motivo para correria ou formação de filas, já que a CIN só será obrigatória em todo o país a partir de março de 2032.

Atualmente, o RG no modelo antigo permanece válido até fevereiro de 2032, o que garante um prazo amplo para que todos possam se organizar e solicitar o novo documento com tranquilidade. O órgão orienta que a população evite deslocamentos urgentes ou filas desnecessárias, pois não existe prazo curto ou risco de perda de validade imediata.

A mudança para atendimento por ordem de chegada passa a valer, em Salvador, nos postos SAC Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai. No interior, os postos de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença também passam a atender exclusivamente por ordem de chegada para a emissão da CIN. Esses se somam aos 51 Pontos SAC de cidades menores e às três carretas do SAC Móvel, que já funcionam neste formato.

Alguns postos permanecem com atendimento misto. O SAC Barra atende por ordem de chegada pela manhã e por agendamento à tarde, assim como os postos Busca Vida, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Já o SAC Cajazeiras, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e SAC Candeias seguem atendendo exclusivamente por agendamento.

A primeira via da CIN é gratuita para todos os brasileiros, sem distinção, porque se trata de um novo documento. Para emitir, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou a certidão de estado civil atualizada. A CIN utiliza o CPF como número único de identificação e permite incluir informações como carteira de motorista, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, tipo sanguíneo, fator RH e indicação de doador de órgãos. Também é possível registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual.

O documento estará disponível na versão digital no aplicativo GOV.BR três dias após a impressão. Ele conta ainda com QR Code para verificação de autenticidade e possui validade definida conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Mais informações estão disponíveis nos sites oficiais do Governo da Bahia (www.ba.gov.br) e do SAC (www.sac.ba.gov.br) além dos perfis no Instagram (@sacgovba) e do call center do serviço (71 4020.5353).

 

 

Por: Vida Diária / Mírian Ferreira e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Banner alternativo
Banner alternativo
Banner alternativo
Banner alternativo