Em novembro é reforçada a campanha Novembro Roxo, mês que conta com o Dia Mundial da Prematuridade, 17. Em Teixeira de Freitas o atendimento a prematuros é referenciado na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). A unidade atende gestantes, parturientes e crianças e dispõe de 88 leitos, sendo que 10 destes são de UTI Neonatal, únicos existentes no município de Teixeira de Freitas para atendimento a esse público.
A diretora da unidade Andreia Santos Soares ressalta a importância da unidade no atendimento aos prematuros que nascem em Teixeira de Freitas: “Somos unidade referência para este atendimento em Teixeira de Freitas e também no Extremo Sul, um serviço de grande importância que salva muitas vidas. Todos os profissionais que atuam em nossa UTI fazem um trabalho com muito profissionalismo e dedicação”.
A campanha Novembro Roxo além de reforçar sobre o atendimento realizado, também promove a conscientização em relação à prevenção, já que em muitos casos a prematuridade pode ser evitada, como explica o médico especialista em Pediatria e Neonatologia, Dr. César Passamani: “Muitos partos prematuros podem ser prevenidos com algumas medidas como a realização de acompanhamento pré-natal adequado, comparecendo às consultas e realizando os exames. Outras ações que podem ajudar são evitar consumo de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas, controlar o ganho de peso e manter boa higiene bucal com acompanhamento do dentista da unidade básica”.
A secretária de Saúde Cristiane Silva, enfatiza que " O objetivo do Novembro Roxo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e principalmente como preveni-los. Essa condição de nascimento abala a estrutura emocional de toda a família; geralmente o bebê prematuro permanece por um longo período em unidade hospitalar e a prevenção através da realização do pré-natal é fundamental para redução dos casos. "
A média mensal da UMMI é de 3,5 mil atendimentos e 270 partos, entre normais e cesárea.A equipe da UMMI é formada por 196 servidores, sendo 45 da junta médica, atendendo 24 horas por dia gestantes, parturientes e crianças.
O prefeito Dr. Marcelo Belitardo entende a importância do atendimento às mulheres e crianças de Teixeira e região e explica que houve investimento em equipamentos para a unidade: "Recentemente fizemos o investimento em novos respiradores e monitores multiparâmetros, equipamentos de grande importância para o atendimento especializado nas unidades e alguns deles foram destinados para a UMMI".
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.