Olá amigos, esta semana o assunto que mais tem recebido atenção é a Reforma Trabalhista, que originou movimentos em todas as capitais do país na Greve Geral do dia 28 de abril e no dia 1º de maio, dia do trabalhador em todo o Brasil.
Esse assunto tem levado muita gente a questionar se realmente essa reforma é necessária, quem de fato é interessado nessa reforma e se num momento de crise essa é melhor discussão a ser feita, afinal o governo federal vem gastando muito dinheiro com publicidade para tentar aprovar a reforma, mas sem abrir o debate com os trabalhadores, ou mesmo sem qualquer diálogo com a sociedade, é uma reforma empurrada de cima pra baixo, como não se vê em nenhum país democrático.
Um grande mito que vem sendo divulgado desde a terceirização é que a diminuição de direitos dos trabalhadores geram empregos, essa ideia não tem qualquer conexão com a realidade, afinal se uma empresa possui 5 colaboradores que realizam bem seu trabalho e fazem com que a empresa funcione, essa empresa não contratará mais colaboradores apenas porque são mais baratos, as empresas contratam quando tem demanda ou expandem seus negócios.
Os dados econômicos do Brasil e de qualquer outro país do mundo revelam que as perdas dos direitos trabalhistas servem apenas para aumentar a desigualdade social e a violência nos países onde essas medidas foram aplicadas e o que causa mais gravidade no caso brasileiro é que a reforma é proposta por um governo com apenas 4% de aprovação e sem qualquer consulta popular.
Mexer nas garantias fundamentais dos cidadãos como os direitos trabalhistas e da previdência sem qualquer consulta popular é o mesmo que rasgar a constituição e ignorar os cidadãos, essa lógica vem se confirmando com a mudança de cenário na câmara federal e no senado, que mesmo com o governo ofertando cargos e liberando verbas para aqueles que o apoiarem ainda assim não está mais conseguindo aprovar seus projetos.
O comportamento dos deputados e senadores mostram que eles estão de olho nas eleições de 2018 e que eles tem ciência que a população vem acompanhado de perto cada votação, sendo mais importante pra eles nesse momento a opinião do povo do que qualquer benesse que o governo federal tenha ofertado.
Assim a população deve se manter vigilante e acompanhar pela TV Câmara e TV Senado cada decisão e o que vem sendo discutido no congresso nacional, pois ano que vem teremos eleições gerais e a maior ferramenta que um cidadão tem numa democracia é seu voto.
Por: Flavio de Campos Barbosa
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.