Na manhã deste sábado, 8 de abril, policiais civis do Núcleo de Homicídio e Tráfico (NHT) pertencente à 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Teixeira de Freitas, realizaram a queima de, aproximadamente, 192 kg de entorpecentes na Cerâmica Ferrari.
De acordo com o coordenador do NHT, Manuel Andreetta, foi realizado um estudo que apontou: 70% dos homicídios estão vinculados ao tráfico de drogas. Pensando nisso, o Núcleo vem desenvolvendo um trabalho em torno do combate ao tráfico, “é um trabalho de combate sistemático aos homicídios que estão vinculados ao tráfico de drogas”, disse Andreetta.
O coordenador ainda lembrou que esses trabalhos de combate ao tráfico são realizados com o apoio da Polícia Militar e do Poder Judiciário. E ainda com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Rodoviária Estadual, o Conjunto Penal e todos os órgãos de segurança que estão unidos nesse objetivo.
Valéria Fonseca Chaves, coordenadora da 8ª Coorpin, disse que foram incinerados maconha, crack, cocaína, telefones celulares e balanças de precisão. Não estava prevista essa queima, mas, devido a última apreensão da PM de 160 kg de maconha, “a legislação de drogas agilizou o processo, pois era muita quantidade de entorpecente para ficar na Delegacia”, disse.
“A maioria dos homicídios que ocorre em Teixeira – e não só em Teixeira, como em toda a Bahia e Brasil – tem como motivação principal o tráfico de drogas, pois lutam pelo território, e para ganhar território tem que acabar matando uns aos outros”, enfatizou Valéria.
Ela ainda lembrou que, além de Andretta, há os delegados Bruno Ferrari e Ricardo Amaral no Núcleo de Homicídio e Tráfico, que vieram fortalecer o trabalho da Polícia Civil, junto com novos investigadores na cidade. Quem souber de informações que possam contribuir com o trabalho da Polícia pode ligar para o 197.
Por Vida Diária/ Mírian Ferreira e Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.