Quando você acorda de manhã, você fica feliz em ir trabalhar, estudar ou fazer o que quer que ocupe o seu dia? O quanto você se sente útil e produtivo ao longo do seu dia? O quanto você tem sido o que realmente gostaria de ser? Você é daquelas pessoas que acham que a vida nunca dá certo pra você?
Umas das coisas que levei muito tempo pra entender é que a falta de perspectiva e de foco pode ser um grande fator de ansiedade excessiva, descontrole emocional do tipo crises de raiva inexplicáveis e dificuldade pra dormir - pois os pensamentos estão a mil por hora. Aquela sensação de não saber o que se passa contigo - embora sinta que esteja buscando algo. A cabeça parece se mover em direções que te despertam algo bom e que vale à pena, mas você está tão perdido que acaba pensando que é loucura ou impossível de acontecer.
Cada amanhecer é um acordar angustiante de mais um dia como todos os outros e que tenho que dar conta. Às vezes bate uma tristeza, uma sensação de querer desistir, embora falte coragem. Daí, quando nos damos conta, já se passaram anos e anos de nossas vidas nos debatendo com estes sentimentos, nos sentindo impotentes diante das decisões, incapazes de enfrentarmos desafios e revoltados por estarmos sendo do jeito que não queríamos ser e ao mesmo tempo não sabendo como sair dessa, apesar da vontade.
Não são poucas as histórias de pessoas bem sucedidas e que estão de bem com a vida, apesar das dificuldades do dia a dia. São pessoas que, de uma forma ou de outra, vivem uma vida em congruência com aquilo que acreditam. Apesar das diferenças que todos nós temos entre uns e outros uma coisa se assemelha e diferencia as pessoas que estão satisfeitas das que não estão satisfeitas consigo mesmas – o propósito, a perspectiva, a certeza bem estruturada daquilo que querem. A sensação de que trilham o caminho que querem trilhar baseado na convicção de que souberam escolher o queriam fazer, ser e realizar. São pessoas que põem a cabeça no travesseiro, sabendo que tiveram um dia empenhados naquilo que amam fazer e que são gratas em acordar no dia seguinte por estarem indo seguir aquilo que estabeleceram como propósito.
Daniel Goleman, em seu livro Foco, destacou que a capacidade de concentração proporciona uma vida satisfatória. Isso significa que se temos um foco, um objetivo, um caminho a seguir, sem perder o rumo, nos sentimos muito mais satisfeitos e realizados. A mente que divaga gera uma vida à deriva. Não digo isso do nada. Passei anos da minha vida tendo ideias mirabolantes fruto de uma mente bastante criativa e cheia de imaginação. O que deveria ser minha aliada - minha capacidade criativa e talentos diferentes que eu poderia seguir - tornou-se uma grande inimiga, pois na inabilidade de saber o que fazer com tudo isso me afundei em uma vida indefinida e cheia de ideias que nunca me levaram a nada de concreto. Aliás, eu nem sabia que meu problema era falta de foco, falta de algo a ser seguido e pelo qual me dedicar.
O dia que me dei conta disso, estabelecendo o que eu realmente queria e gostava de fazer e comecei a botar em prática com pequenas ações diárias, minha vida mudou em todos os aspectos. Emocional, familiar, profissional, socialmente... Sinto-me bem comigo mesma. Fui inundada por um sentimento de ter achado meu lugar, aquilo pelo qual quero lutar para alcançar meu equilíbrio emocional, minha independência financeira e a realização pessoal que sempre busquei, não só enquanto pessoa, mas também profissionalmente.
Quando nos mantemos centrados em uma atividade de forma inteira e verdadeira nos sentimos produtivos, úteis e preenchidos. Quando nos sentimos assim nossa autoestima aumenta e passamos a nos sentir parte do mundo, afinal entendemos para o quê viemos a este mundo. A grande descoberta e o grande sentido disso tudo é entendermos a nossa missão, o nosso legado. Isto vai acontecer quando conseguimos alinhar o que fazemos ao que gostamos. Quando atingimos este estado nos tornamos motivados, nos sentimos capazes, mesmo diante dos obstáculos e quando esses aparecem seremos resilientes ao lidarmos com eles.
”O homem deve estar consciente de que sua missão é viver uma vida plena de sentido, e dar respostas transcendentes a cada situação. Pode ser despojado de tudo, menos da liberdade de decidir que atitude tomar diante das circunstâncias. E pode dizer sim à vida, independente de tudo.” (Viktor Frankl)
Até a próxima,
Não deixem de curtir:
Facebook: www.facebook.com/comamoravida/
E-mail: [email protected] //
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.