Operação Salvaguarda - PMs são presos por agredir e ameaçar matar testemunha no interior da Bahia

Dois policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira (15) durante a Operação Salvaguarda, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em ação conjunta com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar. Os agentes são acusados de obstruir investigações criminais, por meio de agressões físicas e ameaças, com o objetivo de evitar o avanço de apurações sobre a atuação de uma milícia na cidade de Santaluz e região.

Segundo o MPBA, os policiais já estavam sob investigação desde a deflagração da Operação Urtiga, em junho de 2023, que apura envolvimento dos mesmos em crimes de homicídio e organização criminosa.

Os mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santaluz e São Domingos. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria Geral da SSP e da Corregedoria da PM (Correg). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, que também recebeu a denúncia formal contra os agentes.

De acordo com o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo Ministério Público, os policiais vinham perseguindo uma testemunha-chave de dois homicídios atribuídos a eles. Em 25 de fevereiro deste ano, enquanto estavam de serviço, os agentes teriam invadido a residência da vítima, a agredido com socos e chutes e feito ameaças de morte, caso ela decidisse prestar depoimento à polícia.

As investigações seguem em andamento.

 

Por: Vida Diária/ BES

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo