Teixeira de Freitas, 20 de outubro: Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizado um evento de conscientização à prevenção do Câncer de Mama, no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Colina Verde, trata-se de uma das ações concernentes à campanha do Outubro Rosa. O evento contou com a participação de médicos em formação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), os quais estão sendo acompanhados por Dr. Mário Sérgio, médico do PSF. Como acolhimento às participantes dessa ação, foi servido um café da manhã.
Segundo o palestrante Rafael Lima, médico em formação da UFSB, “foi um evento que conseguimos trazer bastante mulheres e acolhê-las, o mais importante que isso, instruir todas em diversos atendimentos, desde as mais jovens até as mais idosas. Trabalhamos com o tema sobre o Câncer de Mama, com a qual foi possível identificar alguns diagnósticos e encaminhar a um profissional qualificado para conduzí-la da melhor forma possível”.
Diante desse evento, Rafael ressaltou a importância da formação geral de um médico, principalmente, nesse processo de diagnosticar precocemente diversas doenças. “A especialização é um plus, mas o médico sai médico, preparado para saber um pouco sobre cada área, conduzir os casos de uma forma primária, principalmente, com uma atenção básica”, disse o interno da UFSB.
De acordo com Dr. Mário Sérgio, “o evento teve esse caráter educativo, e não mais como uma palestra, foi uma espécie de bate-papo, em que as pessoas realmente participaram. Aqui, no Colina Verde, as pessoas tiveram uma participação massiva e teve o apoio dos internos (estudantes) de medicina da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). Eu sou médico de família e comunidade, que tem uma característica de trabalho preventivo, acompanhar as pessoas para não adoecerem, especialmente, no que tange ao Câncer de Mama, considerada uma doença altamente prevalente. Então, é bem melhor ao que é feito hoje, instruir a população sobre o autocuidado, o autoexame (por exemplo, as mulheres tem o direito de fazer o exame, é gratuito), além de encaminhar para outras especialidades acaso se precisar, porque é mais barato ter esses cuidados primários do que chegar a adquirir o câncer, que é uma doença grave e que pode matar. O melhor de tudo é que a doença tem cura e, por isso, é essencial fazer o diagnóstico precoce”.
No evento, houve também a contribuição da médica em formação Soraia Souza, a qual falou sobre o autoexame até a chegada da paciente à unidade de saúde, e um dado importante, que enriquece ainda mais o peso de uma campanha como o Outubro Rosa, os médicos estão atendendo em todos os PSFs da cidade e já entregando pedidos de mamografia. Portanto, a maior cura é a prevenção!
Por: Vida Diária/Mírian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.