tag  

Teixeira de Freitas, 10 de outubro: Em plena campanha de Outubro Rosa, que é a conscientização no combate ao Câncer de Mama, Dr. Mário Sérgio nos alerta com relação às informações sobre mitos e verdades vinculados à doença. Confira!

- Antitranspirantes podem causar câncer de mama?

 Mito. Quem defende essa teoria explica que a pele da axila absorve componentes químicos que se alojam nas células mamárias. Apesar de já haver evidências desta hipótese (da axila absorver realmente componentes químicos como o alumínio, que se concentram nas mamas), ainda não existe comprovação científica de que isso desenvolva o câncer.

- Amamentar protege do câncer de mama?

 Verdade. Isso se dá por dois fatores: primeiro, ao produzirem leite, as células mamárias se multiplicam menos, reduzindo o risco de desenvolver a doença; segundo, a amamentação reduz o número de ciclos menstruais e, consequentemente, a exposição a certos hormônios que podem estar ligados ao surgimento de tumores, como o estrogênio. Quanto mais tempo durar a amamentação, menos tempo a mulher estará exposta a estes fatores de risco.

- Atividades físicas ajudam prevenir o câncer de mama?

 Verdade. A prática regular de atividade física (pelo menos 150 minutos por semana) traz benefícios à saúde, geralmente, a curto e longo prazo. Além disso, ajuda a prevenir uma série de problemas crônicos e agudos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a obesidade e o sedentarismo estão fortemente ligados ao risco de desenvolvimento da doença.

De acordo com Dr. Mário Sérgio, o diagnóstico do câncer de mama, por durante anos, foi algo sombrio para as mulheres, pois uma vez diagnosticadas, era pouco o que se fazer para combater essa doença. Atualmente, felizmente, com o avanço das pesquisas, principalmente no tratamento, o diagnóstico da doença já não é algo tão nefasto para a vida das mulheres, pois descoberto em fase inicial, o tratamento pode ser levado adiante com excelentes resultados.

O câncer de mama, na verdade, é um conjunto de doenças, em que células desse órgão acabam se multiplicando de maneira desordenada e invadindo outros órgãos e estruturas do corpo humano, levando a danos e até mesmo à morte.

Os fatores de risco são inúmeros, por exemplo: mulheres que têm familiares que tem ou já tece câncer de mama pode ser um indicativo que requer bastante atenção; fumantes; sobrepeso ou obesidade; que fazem uso de bebidas alcóolicas; que fazem reposição hormonal por um longo período de tempo; sedentarismo; dentre outros fatores.

É importante que as mulheres conheçam mais o seu corpo, as suas mamas, pois qualquer alteração é um indicativo, como um caroço na região, secreção, um nódulo endurecido nas axilas, dentre outros sinais.

O Outubro Rosa está aí para isso, conscientizando mais e mais mulheres a procurarem o seu médico para fazer um acompanhamento.

Mais informações e dúvidas, procure seu médico!

Segue minha página no Instagram: @drmariosergiofantastico

 

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo