Você sabe quais são as patologias mais comuns que ocorrem no concreto?
Fiquem ligados, a cada semana postarei uma patologia.
Mas como ocorrem essas patologias?
Material não inerte, o concreto armado está sujeito a alterações ao longo do tempo, em função de interações entre os elementos que o constituem (cimento, areia, brita, água e aço), com os aditivos e com agentes externos, como ácidos, bases, sais, gases, vapores e micro-organismos. “Muitas vezes, dessas interações resultam anomalias que podem comprometer o desempenho da estrutura, provocar efeitos estéticos indesejáveis ou causar desconforto psicológico nos usuários”.
Corrosão do Concreto.
O que é?
É um processo de degradação dos materiais metálicos. A oxidação ocorrer quando o material fica exposto à gases nocivos ou com a umidade.
Como ocorre?
A corrosão no concreto armado ocorre em locais mais expostos à umidade e agentes agressivos ou em área com muitas falhas, como nichos de concretagem que, pela alta porosidade local, facilita a penetração de agentes agressivos.
Como evitar?
Pode ser evitada com a qualidade da concretagem na estrutura. A adição de sílica ativa ao concreto é uma excelente saída para minimizar a incidência e evolução da corrosão. É necessário respeitar o cobrimento mínimo exigido pela norma. Deve-se proteger a superfície aplicada sobre o concreto.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.