Nesta semana, quero chamar a atenção para um assunto delicado, trata-se do Câncer de Colo de Útero. Ele ocorre na região inferior do órgão, área conhecida como cérvice (localizada na parte superior da vagina). A preocupação é que, apesar desse tipo de câncer ter um desenvolvimento lento, ele se desenvolve mais rápido em mulheres, comprometendo todo o sistema imunológico.
O Câncer de Colo de Útero é causado por infecção persistente do vírus HPV, podendo ser detectado nas fases iniciais ou mesmo quando é uma lesão pré-câncer. A doença pode ser diagnosticada com a realização da consulta ginecológica de rotina e do exame preventivo, conhecido como Papanicolau.
Na etapa inicial, é preferível que o exame seja feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de 01 ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. A realização desse exame na periodicidade recomendada possibilita a detecção da doença nos estágios iniciais e as probabilidades de cura, neste caso, são de quase 100%.
Portanto, cuide da sua saúde em todos os momentos da sua vida, faça exames preventivos e de rotina regularmente. Qualidade de vida é o nosso objetivo!
Dr. Mário Sérgio, médico e educador de saúde popular.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.