A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, promoveu no último sábado, dia 18, uma ação em alusão ao Outubro Verde, campanha dedicada à conscientização, prevenção e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco especial na sífilis.
A mobilização aconteceu no Mercadão Municipal, das 7h30 às 12h, e contou com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizou testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual.
Durante a manhã, mais de 50 pessoas foram testadas e houve a distribuição de 130 kits de preservativos internos, externos e lubrificantes. De acordo com a equipe de saúde, essas ações são fundamentais para ampliar o acesso da população aos serviços de prevenção, especialmente para quem não consegue se deslocar até as unidades de saúde em horário comercial.
O Outubro Verde é um importante movimento nacional de enfrentamento à sífilis e às demais ISTs, e reforça o papel do poder público na promoção da saúde e no combate ao estigma que ainda cerca o tema.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Teixeira de Freitas reafirma seu compromisso com o cuidado integral à população e com o acesso universal aos serviços de prevenção e diagnóstico precoce.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.