tag  

Em março, mês das mulheres, trouxe, num primeiros textos dessa coluna, o aplicativo SaiPraLá (Catharina Doria) que já tem mais de 10 mil downloads e que se propõe a ser uma ferramenta às mulheres contra o assédio. Hoje trago o aplicativo “Elas” da Prefeitura Municipal de João Pessoa que tem uma função simples, porém que pode ser importante num momento de perigo ao qual a mulher esteja passando. E vale dizer que o app também pode ser utilizado por homens, crianças e idosos, sem problemas. O Elas cria uma lista de amigos com os quais você pode contar quando necessitar de ajuda. Aí é só apertar um botão “enviar” e, pronto, o app envia pedidos de socorro à sua lista de amigos confiáveis. Outro detalhe que vale destacar aqui é que seu celular precisa estar com créditos para o envio de SMS, pois é assim que as mensagens são enviadas para os contatos: Fulano, estou em perigo e ainda com a informação de GPS de onde partiu a mensagem para que o seu celular possa ser localizado por um mapa.

No primeiro acesso, é necessário que sejam inseridos alguns dados básicos para que o app cumpra o objetivo. Em seguida, vem uma etapa importante que é a de inserir os dados dos amigos (Nome e telefone com DDD). É preciso que estes amigos sejam realmente pessoas de sua confiança. Dá para inserir nomes de vários amigos, eu consegui de 13.

Vou dar mais uma dica oferecida pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. O nome do aplicativo é Sinesp Cidadão. Com acesso à internet, você tem nas mãos informações como a situação de um veículo. Para isso, basta informar a placa. Imediatamente o app dá os dados de modelo e ano do veículo e até a cor. O mais importante, o Sinesp Cidadão informa se o carro está em situação legal. Se algum veículo for roubado ou furtado, e isso já estiver devidamente cadastrado em alguma delegacia através de Boletim de Ocorrência, o app vai informar a condição. Outra ferramenta importante é sobre mandados de prisão. Com o nome da pessoa, da mãe e de dados de um documento é possível saber, através do aplicativo, se a pessoa tem mandados de prisão aguardando cumprimento. As informações saem direto do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O aplicativo ainda pode ajudar pessoas que têm algum familiar desaparecido. Inserindo o nome completo do parente que sumiu, nome da mãe e data de nascimento, se houver algum dado referente ao desaparecido no Sistema de Dados de Segurança de todo o país, o app trará as informações.

O Sinesp Cidadão faz um alerta importante que não deve ser desconsiderado. Se você consultar uma placa e o veículo for roubado ou furtado e se você consultar sobre mandado de prisão e a resposta for positiva, imediatamente a polícia deve ser acionada através do 190. De maneira alguma, o usuário do aplicativo deve tomar quaisquer providências a partir das informações detectadas como, por exemplo, se aproximar do motorista do veículo cuja placa informa sobre roubo/furto ou da pessoa que consta com mandado de prisão em aberto. Esse é um papel da polícia.

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo