Teixeira de Freitas: A vacinação na Bahia avançará para mais uma fase nos próximos dias: serão imunizados os trabalhadores da educação. Eles já estavam incluídos no Plano Nacional e Estadual de Imunização desde o início, porém, na 4ª fase. Agora, o governo do estado antecipou a categoria. A decisão saiu no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOEBA) desta quinta-feira (15). Segundo o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, esses profissionais devem começar a ser vacinados a partir do dia 26 de abril.
“Tive uma reunião com o secretário [municipal de Educação] Marcelo Oliveira, e fizemos uma conferência com o secretário estadual [de Educação] Jerônimo Rodrigues. Já estamos com a estratégia desenhada e fazendo o levantamento dos públicos”, explica o secretário Léo Prates, em entrevista ao Bahia Meio Dia. Ele informou, ainda, que não serão somente professores a serem vacinados. “É a merendeira que trabalha numa escola, o agente de portaria, por isso que a denominação utilizada pelo Ministério da Saúde é trabalhador da educação e não só professor”, completou Prates.
Assim que esse levantamento for feito, os municípios baianos poderão começar a estratégia de vacinação para os referidos grupos. “Acredito, que até segunda-feira, dessa a oito, nós começaremos. Qual é a única dificuldade nesse momento? É traçar uma estratégia e levantar os públicos, já que nós não estamos falando só de professores”, esclareceu o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) confirmou a informação. “Já há um alinhamento da CIB [Comissão Intergestora Bipartite] autorizando o início da imunização dos professores a partir do dia 26. Está autorizado para o início a partir desse dia, mas dependemos do envio das doses pelo MS para fazer a programação em Salvador. Assim que possível, vamos iniciar a imunização do público na cidade”, detalha a SMS.
Pela resolução da CIB, serão vacinados profissionais que tenham de 55 a 59 anos. O documento também prevê que os municípios que finalizarem a etapa de 59 a 50 anos do grupo das forças de segurança e salvamento poderão avançar para o grupo de 49 a 45 anos. Além disso, o próximo grupo a ser vacinado será o das pessoas com comorbidades ou doenças crônicas, de 18 a 59 anos. Apenas os municípios que finalizarem a etapa da vacinação de idosos acima de 60 anos poderão iniciar essa fase.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), são 1.560 trabalhadores da educação em Salvador nessa faixa etária de 55 a 59 anos, de agente de portaria até gestores. No total, de todas as faixas etárias, a rede tem 13.143 pessoas, sendo 7.684 professores. A Secretaria Estadual de Educação afirmou não ter o número da rede estadual, e que o dado seria obtido junto ao Conselho Estadual de Educação da Bahia. O Conselho, por sua vez, disse que nunca teve esse levantamento.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA) estima que são cerca de 34.134 professores e 37.000 auxiliares na Bahia, na rede privada, de todas as idades. Já a estimativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta 211.781 trabalhadores da educação. Os que não estão na ativa não terão direito à vacina neste primeiro momento.
Não é necessário que as cidades terminem a vacinação dos idosos acima de 60 anos para iniciarem a imunização do corpo educacional, porque já foi autorizado pela CIB.
Por: Vida Diária/Correio 24h
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.