A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — em parceria com o Governo do Estado da Bahia — promoveu um treinamento na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica, tanto do município como da região do Extremo Sul, sobre o cuidado e manejo da tuberculose na rede pública de saúde.
Durante a ocasião, o pneumologista sanitário Dr. Afonso Roberto Lima Batista, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), orientou os profissionais em relação ao controle do agravo e no desenvolvimento de ações que aumentem a adesão ao tratamento da doença, promovendo atenção integral. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), sendo a segunda causa de morte no mundo por um agente infeccioso.
Afetando principalmente os pulmões, a enfermidade pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. Com a presença de sintomas (como tosse seca ou produtiva com catarro há mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento), recomenda-se a procura da unidade de saúde mais próxima. A tuberculose tem cura, e o tratamento está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.