A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) tem recebido casos graves que inspira cuidados em centros de tratamentos especializados e para isso busca encaminhar esses pacientes para unidades que possam oferecer o suporte necessário para o tratamento.
Nesta sexta-feira, 13, uma criança de 08 anos foi admitida na unidade com queimaduras de terceiro grau em várias partes do corpo. O caso aconteceu devido à explosão de um botijão de gás em sua residência. A criança e familiares foram assistidos e acolhidos pela equipe multiprofissional da UMMI. Foram realizados todos os procedimentos e protocolos necessários ao atendimento a paciente.
“O primeiro cuidado com o paciente vítima de queimadura que apresenta lesões de terceiro grau é o controle das vias aéreas, reposição dos fluidos e interrupção da dor. Como o quadro de saúde da criança inspirava cuidados especializados a solicitação de transferência para unidade de referência e transporte aéreo ocorreu de imediato”, explicou a secretária de Saúde Cristiane de Almeida Cerqueira Silva.
O coordenador da central de leitos da UMMI, Jeferson Neves, ressaltou que conseguiram a vaga em Salvador para a criança no mesmo dia da sua admissão, aguardando apenas o liberação via estadual da transferência aérea: “Aqui, inserimos o paciente no Surem, mas ao mesmo tempo ligamos, cobramos a central, dialogamos com a família, e fazemos de tudo para conseguir a vaga o mais rápido possível. É um trabalho humanizado e eficiente”.
Outro processo similar aconteceu nesta quinta, dia 12, de uma criança de 03 anos trazida de outro município para atendimento médico na UMMI após engolir uma moeda. A transferência foi realizada no mesmo dia, com a rapidez que o quadro exigia, e a paciente foi levada também de avião para o Hospital Geral, em Salvador.
A gestão municipal reitera à população seu compromisso com o atendimento humanizado em todas as unidades. A diretora da UMMI, Andreia Santos Soares, aponta que há um esforço diário para oferecer um serviço de qualidade: “Estamos sempre nos adaptando, passamos a receber crianças, gestantes e puérperas com Covid-19 em leitos especiais, nos esforçamos para conseguir vagas quando não há possiblidade de atender aqui e buscamos trazer um serviço sempre de muita qualidade, como nos pede a gestão."
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.