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O abastecimento de água em Teixeira de Freitas já se encontra normalizado em cinco bairros da sede municipal nesta quinta-feira (11/1), enquanto outras localidades seguem com o abastecimento sendo retomado gradativamente após sucessivos acontecimentos que prejudicaram o pleno funcionamento do serviço nos últimos dias. A previsão é que, até a manhã desta sexta-feira (12), toda a cidade esteja com o abastecimento normalizado.

“É necessário um período para que a rede de abastecimento alcance as pressões satisfatórias depois de uma paralisação no sistema”, explica o gerente regional da Embasa, Damiraldo Silveira.

Após falhas no fornecimento de energia elétrica terem interrompido o abastecimento de água em toda sede municipal de Teixeira de Freitas nos primeiros dias de janeiro do ano de 2024, um novo problema afetou o serviço. Devido às fortes chuvas que caíram na região depois de um longo período de estiagem, as características físico-químicas da água do rio Itanhém, responsável pelo abastecimento do município, sofreram modificações que alteraram sua qualidade. Por isso, desde o dia 6, técnicos da Embasa tiveram de parar a produção de água tratada para ajustar o tratamento às novas condições da água do rio Itanhém. “Com as constantes alterações da água bruta do rio, foram necessárias adaptações diárias no processo de tratamento como, por exemplo, a aplicação de novas técnicas e testes com produtos químicos em diferentes dosagens para garantir que a água distribuída atenda aos rigorosos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde”, explicou o gerente regional.

Com as adaptações no tratamento concluídas, foi possível retomar o abastecimento gradualmente na tarde desta quarta-feira (10). “Após muito trabalho, conseguimos concluir os ajustes necessários no tratamento e voltamos a abastecer a cidade, mas ainda estamos enfrentando baixas pressões nas redes”, informa Damiraldo. Ainda conforme o gerente, o sistema de abastecimento de água de Teixeira de Freitas está sendo operado de forma ininterrupta desde a retomada.

Os usuários que não tiverem o serviço regularizado até esta sexta-feira (12), devem notificar a empresa através dos canais de atendimento ao cliente, call center 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717 0999, atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou no SAC local.

 

Por: Vida Diária/Ascom

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