:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Governo Federal optou por continuar com o uso de usinas termelétricas para garantir a segurança do suprimento de energia elétrica no país. A decisão foi tomada por conta da alta carga de consumo de energia em relação à baixa geração de usinas eólicas. No ano passado, a Abrasel enviou um ofício ao Governo, solicitando revisão da decisão.

Segundo o serviço Broadcast, a decisão surgiu após estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que apontou a necessidade de adoção da medida em virtude da seca na região Norte do país e o aumento da demanda de consumo de energia elétrica em horários específicos, como entre o fim da tarde e início da noite.

Além da manutenção do uso das usinas termelétricas, outros recursos também estão sendo utilizados, como a importação de energia da Argentina.

No ano passado, a Abrasel enviou um ofício ao presidente da República e ao ministro do Turismo pedindo que o governo revisse a decisão que revogou o horário de verão.

O documento, que foi encaminhado pela Presidência ao ministério de Minas e Energia, citava, dentre outros tópicos, os benefícios que a medida traria para o setor (com expectativa de aumento em até 15% para os bares e restaurantes, em virtude do atraso nos relógios).

“Além da questão econômica e social, mais uma vez a retomada do horário de verão se mostrou como uma alternativa a ser considerada no processo de garantir o abastecimento elétrico no país”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

“O ministro de Minas e Energia já sinalizou que compreendeu a importância da medida para o turismo e a economia como um todo e deve levar a solicitação às áreas competentes da pasta. Nossa esperança é que este fato recente sensibilize ainda mais a pasta para se atentar a esta questão”, completa Solmucci.

No fim de 2022, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma enquete em uma rede social questionando sobre a volta do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos votantes se mostraram favoráveis, enquanto 33,8% disseram ser contra. 2,3 milhões de pessoas participaram da votação informal.

 
Por: Vida Diária/OSollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.