:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O caminhão do “TRE em Todo Lugar” chegará ao município de Mucuri neste início do mês de abril. Os moradores do território de Mucuri terão acesso aos serviços eleitorais nos dias 03, 04 e 05 de abril e toda estrutura da Justiça Eleitoral estará funcionando no Mercado Municipal do distrito de Itabatã, no horário das 08h às 18h. De acordo com o juiz eleitoral Henrique Carlos Lima Alves Pereira, da 35ª Zona Eleitoral da Comarca de Mucuri/Nova Viçosa, serão disponibilizados aos moradores serviços de emissão da primeira via do título de eleitor, cadastro biométrico, segunda via do título, atualização dos dados eleitorais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais, alteração de local de votação, entre outros serviços disponibilizados pelo projeto “TRE em Todo Lugar”.

Também é possível emitir certidões e transferir o título eleitoral de outras cidades para o local da expedição, basta apresentar um comprovante de residência atual, emitido há três meses, no máximo. No atendimento, toda pessoa com idade acima de 16 anos pode querer a expedição do seu título de eleitor e além do comprovante de residência original e recente, é necessário apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento). Nas solicitações de alistamento eleitoral (1 via do título) não serão aceitos Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte.

A chefe do Cartório Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral da Comarca de Mucuri/Nova Viçosa, Adriana Rozado, explica que o título de eleitor é gratuito e fornecido na hora do atendimento e, as equipes estarão ampliadas para a recepção do público em Itabatã. E caso a pessoa não possua comprovante de residência em seu nome, dos seus pais ou cônjuge, deve entrar em contato com o Cartório Eleitoral e se informar sobre outros comprovantes aceitos, pois o juiz de cada zona eleitoral estabelece quais outros meios de prova são válidos. E para quem solicita o primeiro título de eleitor, não é exigido tempo mínimo de residência no município em que o documento é solicitado. A regra vale apenas para transferência de título.

O projeto “TRE em Todo Lugar” é resultado de uma parceria entre o TRE baiano, a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e outras instituições. Seu objetivo é levar os serviços eleitorais a diferentes regiões do Estado, especialmente para pessoas daqueles municípios que enfrentam dificuldades para comparecer aos postos fixos do Cartório Eleitoral ou não têm acesso à internet. A ação pode ocorrer por meio de caminhões adaptados ou instalações temporárias em escolas ou outras localidades viáveis – como é o caso de Mucuri, que o serviço estará funcionando no Mercado Municipal de Itabatã em parceria com a Prefeitura Municipal.

 

Por: Vida Diária/ ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.