:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira (04) agricultores de diversas comunidades marcaram presença e tiveram a oportunidade de expor seus produtos orgânicos para a comercialização através da Feira da Agricultura Familiar. O evento faz parte da programação realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas em comemoração à Semana da Agricultura Familiar.

“Desenvolvimento em tempos de crise”, foi o tema da Semana da Agricultura Familiar. De acordo com o secretário de Agricultura Dorivaldo Almeida, o objetivo é fomentar a agricultura familiar e valorizar os produtos cultivados pelas comunidades, de forma a incentivá-las a abastecer o comércio local e ainda, participarem dos programas do Governo Federal voltados para a agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é distribuição desses alimentos para entidades beneficentes.

O domingo (23), na Comunidade de Arara, foi marcado pelo lançamento da Semana, onde estiveram presentes, o prefeito Temóteo Brito, o secretário de Agricultura Dorivaldo Almeida Neves (Dory), os secretários de Educação e de Administração, e outros membros do governo. De acordo com o prefeito, a gestão atual se comprometeu a dar mais apoio ao pequeno produtor do campo para melhorar a capacidade de produção da agricultura familiar, diversificando a capacidade produtiva. Para isso, vai aumentar a frota de máquinas agrícolas para arar as terras de quem não tem condição de alugar uma hora de trator. Além disso, vai dotar a Secretaria de Agricultura de uma patrulha mecânica para manutenção das estradas, facilitando, assim, o escoamento da produção.

A Semana da Agricultura Familiar proporcionou diversas palestras, entre os temas, a cultura do café, a mandiocultura e seus derivados. Nesta sexta-feira (04) encerrando o evento, a Feira de Agricultura Familiar, na Praça 7 de Setembro (Rondelli Supermecados), atendendo ao público durante todo o dia.

As datas espaçadas, segundo informou a Secretaria de Agricultura, foram para que todas as comunidades pudessem ser atendidas. Os locais de palestras foram escolhidos considerando a necessidade de cada comunidade.

Para Maria Aparecida da Comunidade Córrego do Braço do Sul, a Semana foi de extrema importância para a representatividade do setor em toda a região. “A Semana proporcionou conhecimento através das palestras, apresentação dos produtores orgânicos, além de dar a oportunidade de expor os nossos produtos. Feijão de corda, couve, abobrinha, alface, hortelã miúdo, cebolinha verde, tudo orgânico”. Finaliza. 

Por Vida Diária: Andressa Lima/ Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.