:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A 24ª CIRETRAN vai receber pela 4ª a Banca Especial nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de outubro para atender pessoas com necessidades especiais que buscam tirar a 1ª habilitação ou precisam trocar a carteira de motorista. Para os interessados em adquirir a carteira de motorista, já está disponível o laudo que dará acesso à avaliação da banca examinadora. O custo para o portador de deficiência física tirar a carteira é o mesmo do custo de uma pessoa sem necessidades especiais.

Para a primeira habilitação, basta ir munido da xerox do RG e CPF e comprovante de endereço. E aquele que já tem a CNH e está perto de vencer, essa é a hora de fazer a renovação. Segundo a coordenadora da 24ª CIRETRAN, Tatiane Ruas, essa é uma maneira que o DETRAN encontrou de facilitar a vida de portadores de deficiência física que queiram tirar a carteira ou mesmo trocar, já que o serviço é oferecido só na capital, por isso, o órgão se desloca da capital para o interior com os profissionais que fazem a avaliação do candidato sem nenhum custo adicional ao candidato.

A Junta Médica obedece aos mesmos critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para o atendimento é necessário também relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, hemiplegia, triplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membros, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida e outras patologias a critério médico). É importante lembrar que no relatório devem conter informações detalhadas da patologia.

Ainda de acordo com a coordenadora, o local mais próximo de Teixeira de Freitas para conseguir uma ACC é Itabuna. A coordenadora acredita que, financeiramente não vale a pena, pois a ACC só dá direito a guiar veículo ciclomotor. Uma carteira ‘A’ dá direito a guiar qualquer veículo de duas rodas, e o valor investido é quase o mesmo.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.