:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Dia 28 de Fevereiro é o Dia Mundial de Combate à LER (Lesão por Esforço Repetitivo) /DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).  O Centro de Referência Regional em Saúde dos Trabalhadores (CEREST) em parceria com a Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, alerta acerca dos cuidados e prevenção.

 

A data foi Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

 

O que é:

Trata-se de um grupo de doenças causadas pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros e joelhos. Essas doenças tem merecido destaque devido ao aumento de casos que estão aparecendo. Por serem doenças que envolvem certas profissões, elas são consideradas doença do trabalho.

 

Prevenção:

A utilização sistemática dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o mobiliário adequado às características fisiológicas individuais, as pausas para descanso, que não atrapalhem o desenvolvimento do serviço e a prática da ginástica laboral previnem a sobrecarga e as lesões no sistema musculoesquelético, ocorridas das tarefas repetitivas nos afazeres domésticos e, principalmente, no ambiente de trabalho. Seguem algumas dicas:

 

•             Mantenha sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho;

•             Faça alongamentos periodicamente;

•             Faça pausas durante o trabalho;

•             Respeite seus limites biomecânicos;

•             Crie um bom ambiente de trabalho, sempre respeitando os limites de cada indivíduo;

•             Busque um estilo de vida adequado, com uma boa qualidade de sono, boa alimentação, condicionamento físico e manutenção da saúde em geral.

 

Diagnóstico:

O diagnóstico nos casos suspeitos de LER/DORT deve ser sempre feito à luz da anamnese, do exame clínico, da presença de casos semelhantes dentro da mesma empresa (grupos homogêneos de risco), das condições de trabalho dentro da empresa e, por último, dos exames subsidiários e da propedêutica armada, que devem ser solicitados sempre de forma objetiva, com critério, e não de forma indiscriminada.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.