:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em virtude das recomendações e medidas temporárias para preservação da saúde pública em face a pandemia do COVID-19, os Núcleos Territoriais (NTN) do Núcleo de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (NEOJIBA) suspenderam suas atividades presenciais e estão realizando as aulas no modo online, conforme orientações do Governo do Estado da Bahia. 

 Diante disto, nesta sexta-feira (27), o NTN de Teixeira de Freitas “Orquestrando Futuros”, promoveu uma reunião, por videoconferência, com familiares dos alunos, com a finalidade de discutir como as atividades serão  realizadas, bem como a importância do papel da família no processo motivacional e de acompanhamento das atividades à distância. 

 A reunião com as famílias objetivou garantir condições para que crianças e jovens, atendidos pelo programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), continuem desenvolvendo seus talentos em cada nota musical. 

 Neste novo sistema de ensino à distância, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, reforçou, durante a reunião, o papel da família no incentivo a criação de redes de cooperação entre os integrantes, para manter o fortalecimento de vínculo, a prática musical e a disciplina nos estudos. 

 “Neste momento que estamos vivendo é fundamental ficarmos em casa para presevarmos as nossas vidas. Mas, mesmo de casa, a gente consegue continuar com nossas atividades, tão fundamentais para o desenvolvimento de tantas crianças e jovens assistidos pelo Neojiba. O apoio familiar neste momento é crucial, e temos as benfeitorias das tecnologias a nosso favor, nos dando a oportunidade de estarmos conectados e trocando experiências, orientações, sanando dúvidas e aprendendo tudo o que a música pode nos proporcionar," disse ele.

 Segundo o secretário, "é  papel do Estado garantir que o programa continue transformando vidas, mesmo que à distancia".

 

Durante a reunião, a coordenadora do NTN de Teixeira de Freitas, Gislaine Romana, e o maestro  Orley Silva explicaram como as aulas e ensaios serão desenvolvidas através de plataformas e das redes sociais para orientações ao vivo, em videoconferência, em vídeos gravados. "Os Instrutores do NTN realizam as aulas/ensaios de casa, por videoconferência, a pequenos grupos e mandam orientações, relacionadas a afinação de instrumentos, breu e etc, em vídeo ou por plataformas de comunicação virtual", disse ele.

 As equipes pedagógica e de Desenvolvimento Social do NEOJIBA receberam um treinamento específico para a utilização das plataformas. Os integrantes que tiverem dificuldades de conexão à internet em suas casas receberão um auxílio extraordinário para aquisição de pacotes de dados. “O objetivo do NEOJIBA é que a música continue presente na vida de seus integrantes e familiares, realizando  um trabalho em conjunto para que a prática musical continue transformando vidas”, ressaltou Carlos Martins.

 O encontro também contou com a presença do maestro e idealizador do Programa NEOJIBA, Ricardo Castro que após falar da importância da família neste novo processo trouxe um desafio aos familiares: participarem juntos com os filhos, aprenderem com eles. Para o maestro a música é uma oração que trás paz, funciona como disciplina e remédio.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia