:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) regulamentou nesta quarta-feira (17/11) a Lei Complementar n° 078, de 12 de novembro de 2021, que normatiza o acesso à informação no município a partir das determinações da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. A Lei de autoria do Poder Executivo Municipal foi aprovada pela Câmara Municipal no início deste mês de novembro e no último dia 12 foi sancionada pelo prefeito Robertinho. Ficam subordinados a esta legislação todos os órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas pelo município de modo direto ou indi reto. Com a sanção desta lei, Mucuri se torna a primeira cidade da região a estabelecer esse controle da administração.

Dentro de até 180 dias, todos os órgãos deverão se adequar para permitir a transparência e o controle social na administração pública. Após este prazo, qualquer interessado poderá solicitar acesso à informação e caberá a essas entidades garantir a sua disponibilidade, autenticidade e integridade. Elas também serão responsáveis pela manutenção de informações atualizadas na Internet, como gastos com pessoal, salários, aquisição ou alienação de materiais, bens e serviços. Apesar disso, ainda serão mantidas informações classificadas como sigilosas, mas pessoas devidamente credenciadas e com necessidade de conhecê-l as terão acesso aos dados qualificados, desde que resguardem o sigilo.

O servidor público que se recusar a fornecer a informação requerida, ou repassá-la de modo intencionalmente incompleto, incorreto ou impreciso de modo a impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro será punido. As sanções vão de advertências até multa e rescisão de vínculo empregatício. Também poderão ficar impedidos de participar de licitações e de contratar com a administração pública por até dois anos. A Prefeitura Municipal de Mucuri disponibiliza atualmente um moderno Portal na Internet www.mucuri.ba.gov.br  onde todas as portas e janelas do Poder Executivo Municipal estão abertas aos cidadãos e cidadãs mucurienses, desde as informações dos atos do município até as publicações oficiais da Prefeitura Municipal.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.