:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A prefeitura de Belmonte emitiu um comunicado urgente, nesta sexta-feira (10), informando que a Usina Hidrelétrica Itapebi (UHE Itapebi) abriu as comportas, liberando cerca de 3.300 metros cúbicos de água por segundo. Segundo a prefeitura, isso fará com que o Rio Jequitinhonha transborde, colocando em risco os moradores ribeirinhos da região. O alerta pede à população que não fique perto das margens do rio.

A UHE Itapebi informou que, durante a noite de quinta-feira (09) e madrugada de sexta-feira, detectou um aumento na vazão do Rio Jequitinhonha que chega ao reservatório devido às intensas chuvas. Em consequência disso, no início do dia, a Neoenergia, empresa proprietária da Hidrelétrica, emitiu o alerta de que estava abrindo as suas comportas para eliminar o aumento do volume de água. No início da manhã, esse volume atingiu 3.362 m³/s.

A previsão de chegada de vazões adicionais à zona urbana do município de Belmonte é por volta das 20h.
Na nota, a empresa ressaltou que a alteração de vazão foi informada às comunidades mais próximas à barragem, às prefeituras e órgãos de proteção e defesa civil para que que sejam tomadas as ações necessárias.

EMPRESA HAVIA DESMENTIDO INFORMAÇÃO – A decisão de aumentar a vazão acontece apenas um dia depois de a UHE Itapebi ter emitido uma nota desmentindo a informação de que estaria operando com 100% de capacidade e que isso poderia causar inundações nos municípios situados no leito do Rio Jequitinhonha. Na quinta-feira (09), a empresa disse que a incidência de chuvas não era um aspecto que poderia alterar o regime operativo da UHE Itapebi, nem justificar qualquer tipo de preocupação das comunidades do entorno do reservatório.

ALERTA DO GOVERNADOR – Em encontro por videoconferência realizado nesta sexta-feira com prefeitos dos municípios do Extremo Sul atingidos pelas fortes chuvas, o governador Rui Costa disse que recebeu um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, em Jequié, afirmando que até sábado (11) irá soltar um volume grande de água. “Faço um apelo para que as pessoas que estão próximas de rios e riachos saiam das suas casas e vão para regiões mais altas. Esses rios e algumas barragens vão soltar mais água”, pediu o governador.

 

Por: Vida Diária/Radar

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.