:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 23 de março: Convite super importante! No dia 29 de março (próxima terça-feira), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública (DPU) promoverão uma audiência pública com o tema: “O impacto da monocultura do eucalipto na vida dos quilombolas do Extremo Sul da Bahia”. O evento ocorrerá no Campus Paulo Freire – UFSB de Teixeira de Freitas, das 9h às 17h, transmitido ao vivo pelo Canal Extremo Quilombo. Além disso, haverá a participação da mestra quilombola Brasília Aleixo.

Trata-se de um evento histórico, já que a audiência é resultado da luta das comunidades quilombolas da região, que há anos vem exigindo das instituições públicas o respeito à normatização de licenciamento ambiental, que deveria proteger os interesses e direitos da comunidade, impedindo os profundos impactos decorrentes da exploração do eucalipto, que envolvem ameaças contra os recursos naturais, o acesso à terra, à memória, à saúde e às atividades cotidianas dos remanescentes quilombolas.

A monocultura do eucalipto é baseada em políticas públicas ambientais discriminatórias que evidenciam o racismo ambiental, invisibilizando as demandas das comunidades quilombolas do Extremo Sul da Bahia e ameaçando sua memória e seus direitos.

A luta das comunidades quilombolas do Extremo Sul da Bahia é do interesse de todos, para fazer valer o respeito aos Direitos Humanos, à nossa Constituição, às leis de proteção ao meio ambiente, à saúde e à história das comunidades tradicionais de nosso país.

Participe desse grande marco através do Canal Extremo Quilombo, disponibilizado na plataforma do Youtube, aproveite para se inscrever no canal e acompanhar inúmeros conteúdos já produzidos sobre a comunidade.

Acesse a partir do link abaixo:



Faça contato no Quilombo ON para dúvidas sobre a audiência, através do WhatsApp: (73) 99994-7968 ou 99981-9461.


Por: Vida Diária/Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.