:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na manhã desta quarta-feira (14), a Suzano Papel e Celulose fez o lançamento oficial do programa “Na Estrada com Elas”, o qual foi criado para receber e dar espaço para as mulheres dirigir tri-trem e diversas outras carretas. Ao final da formação, as participantes aprovadas já estarão aptas para estar a serviço da empresa. O evento ocorreu no Centro de Manutenção de Carretas da Suzano.

De acordo com Carolina de Araújo, gerente de Logística Florestal, “este é um dia muito especial para nós, o programa surgiu através de uma reflexão ao trabalharmos os nossos direcionadores, de cultivar a nossa diversidade nos fortalece na Suzano, o qual temos trabalhado muito internamente. Com isso, nós começamos a observar a cadeia de transporte de madeiras, vimos que há cerca de 350 motoristas homens, verificando só em Mucuri, e sentimos a necessidade de trabalhar também o desenvolvimento e a formação de mulheres para estarem aptas ao transporte de madeiras. Então, há cerca de 3 ou 4 meses iniciamos essa busca pelo parceiro, vimos que a Fabet é referência na formação de mulheres, não só no transporte de carretas, mas em outros segmentos também. Hoje, tivemos 05 mulheres na primeira turma, o número ainda é pequeno, identificamos alguns pontos para trabalharmos na próxima etapa do programa, é natural nesse processo de início, o objetivo é esse, plantamos a sementinha e teremos resultados ao longo do tempo. Ficamos muito contentes em ver mulheres com brilho nos olhos e que querem ingressar no transporte de madeiras junto conosco”.

Carolina disse que uma vez aprovadas no curso, as participantes serão contratadas pelas transportadoras que operam com a Suzano.

Para Manoel Carvalho, professor da área técnico-mecânica da Fabet, “é uma enorme satisfação de estar participando desse projeto, das mulheres, e a Fabet acredita bastante nisso, nós já temos treinamento nessa área, que isso seja uma sementinha plantada aqui, que germine, cresça bastante e dê muitos frutos. Essa é uma necessidade muito importante, o mercado precisa de motoristas, e as mulheres podem preencher essa lacuna que existe atualmente, exercendo eficazmente a profissão, com resultados muitas vezes melhores do que a de muitos motoristas masculinos”.

O professor ainda reforçou que o treinamento é dividido em 03 partes: a primeira parte com a psicóloga (parte comportamental), a 2ª etapa é a parte técnica (são 02 dias), que é com ele, e, por último, a parte prática, com outros instrutores que virão para dar esse treinamento já nas carretas mesmo.

A participante da formação Maria Pedreira dos Santos, instrutora de autoescola, “é muito gratificante para mim, além de instrutora de autoescola também sou motorista de carreta. A empresa Suzano sempre foi o meu sonho, estou muito feliz de estar participando, é um novo desafio e que vou abraçar de corpo e alma”.

Já para Maria Eunice Marques de Souza, motorista de transporte de passageiros, “sempre gostei de dirigir, já guiei trator, caminhão e depois me interessei pelo transporte de passageiros, já são 07 anos que estou nessa área. Agora, tenho essa oportunidade e logo pensei: ‘vou dar um passo à frente’. Com isso, me animei e resolvi assumir esse novo projeto em minha vida”.

“Conheci esse programa através da minha amiga, esta jornalista Mírian Ferreira, a qual vi dirigindo uma carreta, me incentivou e estou aqui, realizando esse grande sonho”, disse Marli Fujimoto Rosa, que é instrutora.

Esse não é apenas um projeto para uma formação profissional de inclusão, mas reflete também a realização de sonhos e quebra de tabus. Parabéns, Suzano!

 

 

Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.