:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Bahia, 22 de setembro: As Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) e os Núcleos (NEAMs), em conformidade com o Departamento de Polícia do Interior (Depin), mobilizaram uma campanha pela prevenção do feminicídio, a ação foi realizada nesta quinta-feira (22).

A campanha uniu policiais civis e servidores de 20 municípios do interior do Estado da Bahia, dentre eles: Feira de Santana, Alagoinhas, Valença, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Guanambi, Itapetinga e Porto Seguro.

As DEAMs e NEAMs promoveram palestras, atendimentos, através de ações sociais e esclarecimentos, dentre outros. A finalidade da campanha é quebrar o ciclo de violência doméstica e familiar, que pode desencadear no assassinato de mulheres, com isso, foi intensificado a importância da denúncia e orientação aos homens sobre suas responsabilidades neste processo.

Foram montadas estruturas em praças públicas, escolas, empresas, associações e diversos outros espaços que contenham contingente de pessoas.

A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo, falou sobre a importância da mobilização, “esse é um tipo de crime que precisamos muito da colaboração da sociedade, pois denunciar ainda é uma grande arma para reprimir as violências psicológicas, patrimoniais e outras, supostamente, de menor potencial, que mais tarde podem evoluir para o feminicídio. Quando uma mulher sofre uma agressão física, outras ações violentas já lhe marcaram e feriram psicologicamente. Precisamos quebrar esse ciclo e evitar o feminicídio”, afirmou a delegada.

Além das atividades propostas, em cada cidade foram realizadas diversas ações de cunho social, como cursos de maquiagem, atendimentos psicológicos, jurídicos, sessões de estética, beleza e distribuição de kits de higiene pessoal, roupas e outros brindes.

A diretora do Depin relatou o seguinte: “São diversos cuidados e atendimentos acontecendo nestas regiões, em que a principal mensagem é a de que a Polícia Civil está coesa neste objetivo de reforçar a proteção das vítimas de violência doméstica e familiar.

Estas ações possibilitam a maior aproximação das nossas DEAMs e NEAMs com as comunidades, a fim de intensificar as denúncias e assim oportunizar a prevenção contra este tipo de violência”.

Para se ter ideia do agravante, as DEAMs e NEAMS do Depin registraram entre 1º de janeiro e 15 de setembro, a instauração de 4.895 inquéritos policiais, sendo encaminhados 4.476 ao Poder Judiciário. No mesmo período, foram registradas 3.541 solicitações de medidas protetivas, o cumprimento de 70 mandados de prisão, além da realização de 238 ações sociais nas cidades assistidas pelas unidades especializadas.

Em Teixeira de Freitas, a DEAM participou de uma reunião com o CRAM e o Secretário de Assistência Social do município para o fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher, ressaltando que neste ano de 2022, várias ações foram realizadas pela DEAM como palestras, representações por prisões, cumprimento de mandados e atendimento às vítimas na prevenção ao feminicídio.

Mais amor e menos dor aos lares baianos!


Por: Vida Diária/Robson Dias e ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.