:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Nos dias 18 e 19 de outubro, foi realizado a Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em Teixeira de Freitas. Com adesão de inúmeros servidores relacionados à causa, o evento foi ministrado pela Secretaria de Política para Mulheres, órgão do governo do Estado.

De acordo com Marina Figueiredo, coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), “realizamos nesses dois dias este evento, porque entendemos que a violência contra a mulher é uma questão complexa que exige a formação continuada e a capacitação permanente. Então, ontem tivemos uma palestra sobre gênero, raça e diversidade, já hoje tivemos um encontro da rede de enfrentamento, tendo a presença do Ministério Público, Defensoria Pública, a 2ª Vara Crime, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, o Conselho da Mulher (o qual também está na organização) e a Secretaria de Política para Mulheres, do governo do estado, o qual veio ministrar a capacitação”.

Para Marina, “o sucesso na participação do evento demonstra o engajamento das instituições nesta causa, para nós é muito positivo a presença dessas pessoas aqui hoje e entendemos que muitas ‘luzes’ podem surgir a partir dessa articulação que está sendo formada e consolidada neste momento. Ainda mais que a demanda no centro de referência é constante, estamos sempre recebendo novos atendimentos ou assistidas que já atendemos em outro momento e acabaram retornando. Estamos sempre de braços abertos para receber as mulheres que precisam”.

Segundo Yara Lopes, presidente do Conselho da Mulher, “estamos muito felizes com esta formação, pois é algo que estávamos buscando desde o ano passado e sabemos da importância de ter uma rede preparada para poder realizar esse atendimento, a rede não precisa necessariamente apenas existir, mas proporcionar um atendimento de qualidade. As pessoas que trabalham precisam estar preparadas, as leis têm mudado, se atualizado. Estamos felizes que o Estado forneceu esse atendimento, às duas palestrantes que vieram são excelentes, são mulheres muito capacitadas. As mesmas se surpreenderam com a sala cheia, com a quantidade de pessoas que tiveram o interesse de vir”.

A rede é mais que essencial para combater a violência contra a mulher, faça parte disso você também. O CRAM está localizado na Rua Águas Claras, 380, próximo à Igreja São Francisco (na terceira rua entrando pela Rua da UMMI) ou entre em contato pelo (73) 3011-2773. A pessoa ou algum parente pode procurar e solicitar o atendimento.


Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.