:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou dois importantes documentos: a Lei nº 788/2019, que rege o Sistema Único de Assistência Social, e a normativa que regulamentam os Benefícios Eventuais da Política Municipal de Assistência Social, ano 2022, por meio da colaboração técnica dos profissionais que atuam nas diversas áreas que compõem a estrutura administrativa e unidades de serviços, como, gestão da proteção social básica, gestão do SUAS, CRAS, CREAS, Conselho Municipal e Fundo Municipal de Assistência Social com o intuito de aprimorar os benefícios eventuais em nosso município.

A Superintendência de Assistência Social – SAS, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado, que tem por finalidade implementar a Política Estadual de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no âmbito do Estado, com competência de garantir o funcionamento do sistema de proteção social baseado na cidadania e na inclusão social reconheceu as leis municipais da assistência social de Mucuri como modelo/referência para os demais municípios da Bahia por tratar-se de construção conjunta e com qualidade atestada com nível máximo de excelência.

A Coordenadora da área de Benefícios Socioassistenciais, Kátia Rocha, parabenizou a equipe técnica do município de Mucuri pela elaboração da Lei do SUAS 2019 e Resolução dos Benefícios Eventuais 2022, avaliando com a classificação “excelente” para as duas normativas apresentadas. Solicitou ainda a autorização para utilizar as duas normativas como modelo em nível estadual por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS).

O Secretário de Assistência Social, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino autorizou o uso das normativas para fins de contribuição a outros municípios baianos no processo de elaboração e regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Destacou o comprometimento da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, em especial, às Assistentes Sociais Sônia Maria do Carmo Silva e Selmária Tatiana Alves de Carvalho Oliveira por “não medirem esforços para construir normativas pautadas na proteção social à população mucuriense”. Em tempo, o secretário Nodje agradeceu ao apoio da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Diana Ribeiro dos Santos Belém, que representa o colegiado de conselheiros municipais. “É uma equipe atuante no processo de aprimorar e qualificar a Política Municipal de Assistência Social, atendendo sempre as determinações nacional e estadual”, acrescentou.

 Entre as competências da Superintendência estão a promoção, orientação, coordenação e supervisão dos serviços e programas de proteção social básica e especial, voltados à prevenção e reversão de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. À SAS cabe, também, apoiar técnica e financeiramente os municípios na implementação dos serviços e programas de proteção social básica e especial, dos projetos de enfrentamento à pobreza e das ações assistenciais de caráter emergencial, entre outras funções.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.