:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O dia 25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Nesta data, são relembradas e reforçadas ferramentas globais voltadas para combater e conscientizar sobre os diversos tipos de violência praticados contra meninas e mulheres. Segundo estudo recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher foi vítima de feminicídio, em média, a cada sete horas no país em 2021.

Diante deste cenário, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas conta com diversos dispositivos que atuam no combate à violência de gênero. O Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (CRAM), por exemplo, oferece acolhimento e atendimento humanizado às mulheres teixeirenses em situação de violência a partir de atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico; orientação sobre os diversos serviços disponibilizados para a prevenção, apoio e assistência às mulheres atendidas; e a articulação com instituições parceiras para uma maior inserção desse grupo no mundo do trabalho.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Teixeira de Freitas (COMDDIM), por sua vez, é um orgão de caráter permanente, autônomo, não jurisdicional, consultivo, deliberativo e fiscalizador que visa acompanhar ações e políticas públicas dirigidas às mulheres, além de formular diretrizes para a promoção da equidade de gênero, raça/etnia e orientação sexua em todas as instâncias de vida civil e pública, combatendo qualquer forma de discriminação contra a mulher e assegurando à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

A década de 2000 foi um marco nas políticas voltadas ao combate da violência de gênero no Brasil. Dentre os projetos de lei promulgados no país, estão a Lei Maria da Penha, voltado para a criação de mecanismos de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher; e a Lei do Feminicídio, que prevê o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio.

Enquanto dispositivo de apoio de tais legislações, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) oferta ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres. Tido como um grave problema de saúde pública de natureza social, política e econômica, o combate às violências de gênero se configura enquanto uma das prioridades da administração pública atual, a fim de garantir a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.