:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A situação vivida por muitos moradores do município de Caravelas é crítica e de apreensão. Nesta segunda-feira (19) já havia registro de várias famílias desalojadas e centenas de outras em situações de risco.

Os moradores de regiões ribeirinhas estão entre os mais afetados, com o rápido avanço das águas. Comunidades rurais, de povoados e distritos estão com dificuldade de se deslocar pelo município, após o surgimento de vários pontos de alagamento e pontes derrubadas pela força das águas das chuvas.
 
 
Quem vive nessas áreas está dividindo as horas do dia na tarefa de acompanhar o nível das águas, ficar alerta ao risco maior de enchente ou suspender móveis dentro de casa.
 
 
Em Nova Tribuna, por exemplo, moradores estão impossibilitados de transitar pela estrada de acesso à Duque de Caxias (distrito de Teixeira de Freitas). Outro ponto de saída, no trecho de acesso deste distrito à BR-101, está repleto de buracos, com áreas alagadas e muitas crateras, dificultando o escoamento da produção da agricultura familiar, o socorro médico de urgência e o transporte escolar.
 
 
A interdição na BR-418 deixou completamente interditada a passagem de moradores de Nova Esperança (povoado conhecido como 'Espora Gato'). Já em Juerana são muitas as residências tomadas pela água e com várias famílias desalojadas.
 
 
Outros distritos (Barcelona, Barra de Caravelas, Rancho Alegre e Ponta de Areia) também têm várias famílias atingidas e em estado de vulnerabilidade. Os dados ainda estão sendo apurados, enquanto essas pessoas são cadastradas e socorridas.
 
 
Em Caravelas, o tempo chuvoso atingiu moradores dos bairros (Damor da Cruz Alcântara, Palmeiras, Olaria, Tancredo Neves, São Judas Tadeu I e II). Muitos deles estão em áreas alagadas, casas inundadas, ou enfrentando queda de árvores, redes de esgoto transbordando e com perdas materiais.
 
 
De acordo com o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, "uma força tarefa reúne ações de várias secretarias e da Defesa Civil Municipal com monitoramento de áreas e disponibilidade da estrutura necessária para o socorro emergencial - caminhão limpa-fossa, tratores, retroescavadeiras e mão de obra -, além do acompanhamento das famílias e distribuição de benefício eventual (cesta básica e aluguel social), amparando a população nesse momento difícil", destacou.
 
 
Abaixo, a última atualização de dados da Defesa Civil do município de Caravelas:
- Óbitos: 00
- Feridos: 00
- Desaparecidos: 00
- Desalojados: 08 (Em aluguel social/casa de parente)
- Desabrigados: 00
- Outros Afetados: 2.850
 
 
Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.