:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia com ajuda da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica e Polícia Militar vem desenvolvendo operações em todo o estado da Bahia. Neste final de semana dois municípios do extremo sul foram alvos da operação, Prado e Mucuri. A Coelba alcançou um resultado histórico no combate ao furto de energia nos 5 primeiros meses de 2023. A distribuidora já recuperou, 143 milhões de kWh, maior volume já registrado para o período. A energia recuperada pela Coelba seria suficiente para abastecer 1,1 milhão de residências ou todo o município de Teixeira de Freitas, por um ano. Os números são reflexo da realização de diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como a regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologias de redes inteligentes e modelagem estatística para detecção do furto com maior precisão.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população. No município de Prado, além de mais de 100 ligações ocultas, a Coelba e a Polícia Civil removeram uma ligação clandestina de energia em uma fazenda produtora de café, que, de cordo com a distribuidora, o volume de energia desviado foi de 345 mil quilowatt/hora e seria capaz de abastecer 3 mil residências durante um mês. A fraude foi confirmada com a participação do Departamento de Polícia Técnica e equipes da distribuidora de energia. O proprietário da fazenda se tornou alvo de inquérito policial e deverá ser indiciado criminalmente.

Terror dos ’gatos’ na Divisa:

Outro local onde a Coelba bateu recorde de recuperação de energia furtada, graças ao emprego de softwares inteligentes utilizados no combate a ligações clandestinas, foi no povoado de 31 de Março, mais conhecido por “Divisa”, no município de Mucuri. Neste final de semana, especialmente sábado e domingo, equipes da Coelba trabalharam no povoamento realizando uma série de ações de prevenção e combate aos desvios de energia, que são conhecidos como “gato”, onde a concessionária ultrapassou o previsto na recuperação de energia furtada.

Inclusive, parte do povoado ficou às escuras durante a noite para que fosse possível a equipe conseguir regularizar clientes clandestinos, fiscalizar e substituir medidores. Mais de 40 casos de furto de energia já foram identificados no povoamento. Em 31 de Março, a distribuidora também adotou o uso de tecnologias de redes inteligentes e modelagem estatística para detecção do furto com maior precisão, até estabelecimentos comerciais e trailers nas praças estavam furtando energia da concessionária distribuidora. Recentemente 31 de Março “Divisa” se tornou um dos mais seguros e inteligentes dos povoados brasileiros ao ser contemplado 100% com iluminação de LED pelo Poder Público Municipal.

Como Denunciar

A Coelba reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. O furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. Além disso, o furto de energia é crime, por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

 

Por: Vida Diária/TN

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.