:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou hoje 15,  o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia. Dessa vez a ocorrência foi verificada no município de Prado, dia 13 de junho, no Extremo Sul do estado, distante 50km de Caravelas, onde foi identificado o primeiro foco na última semana. Em ambos os casos, a IAAP foi confirmada em aves silvestres da espécie Trinta-réis-real e nos locais onde elas foram encontradas não existem estabelecimentos avícolas próximos.

O MAPA reforça que a produção comercial no país segue livre da doença. Portanto, o status sanitário do Brasil e da Bahia continuam como Livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal. Vale salientar que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos, podendo a população consumir esses produtos normalmente. Também não há quaisquer problemas quanto ao abastecimento de carne e ovos na Bahia ou no Brasil.

Por fim, as entidades reforçam as medidas de prevenção junto à sociedade ao não tocar em aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes. Nesses casos, a população deve entrar em contato com o INEMA através do Disque Fauna (71) 99661-3998. Se a mesma sintomatologia acontecer em aves domésticas, o contato deve ser feito no escritório da Adab mais próximo da ocorrência ou pelo número PESA (71) 99627-9797. Os órgãos reiteram a convocação feita a todos os produtores da avicultura comercial e pequenos produtores da Bahia para a manutenção da biosseguridade dos plantéis, atendendo às diretrizes estabelecidas pelos governos e as agroindústrias.

 
 
Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.