:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nesta terça-feira (01), ocorreu a plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Parceria da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Assistência Social —  Governo do Estado da Bahia e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED), o evento teve como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.

A ocasião é de extrema importância para garantir a participação e representatividade das pessoas com deficiência (PCD) no processo de formulação de políticas públicas que afetam diretamente suas vidas. Essas conferências são espaços democráticos que permitem o diálogo entre governo, sociedade civil, organizações não governamentais e cidadãos com deficiência. Foram recebidos também representantes dos municípios de Itamaraju, Ibirapuã,  Medeiros Neto, Nova Viçosa e Posto da Mata.

Mabiel, pessoa com deficiência física, esteve presente e ressaltou a relevância da plenária: “é muito necessária não só para nós PCD, mas para a sociedade como um todo. E vai muito além da política: é sobre ter empatia e se sensibilizar com o próximo”.

“É uma satisfação muito grande poder apoiar esse evento, participar das discussões e construir propostas para a melhoria na qualidade de vida dos teixeirenses”, disse Danilo Fernandes, secretário de Saúde. “Através de equipamentos como o CER IV e o CAPES, garantimos o acesso igualitário a serviços médicos e de cuidados especializados, atendendo as necessidades de cada caso de forma humanizada”.   

“Esse é um espaço crucial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde os direitos e necessidades das pessoas com deficiência sejam reconhecidos e atendidos de forma adequada e democrática”, ressaltou Penélope Belitardo, secretária de Assistência Social. “Nossa gestão se compromete em promover a igualdade de oportunidades e garantir o exercício pleno da cidadania por parte de todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições”.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.