:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma das damas da TV, a atriz Aracy Balabanian, morreu na manhã desta segunda (7), aos 83 anos. A atriz, que tinha mais de seis décadas de carreira e ficou marcada nos últimos anos por seu papel de Cassandra, no humorístico Sai de Baixo, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer no pulmão desde outubro do ano passado.
 
Segundo o programa A Tarde é Sua, da REDE TV!, em outubro, ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, Aracy descobriu dois tumores nos órgãos e ficou bastante abalada.
 
Filha caçula de sete filhos de um casal armênio, nascida em Campo Grande (MS), aos 18 anos ela prestouvestibular e passou para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP – este por desejo do pai. Foi aprovada em ambas, mas no terceiro ano de curso decidiu apostar definitivamente no sonho de ser atriz e passou a se dedicar de forma exclusiva ao teatro..  Sua família veio refugiada por conta da perseguição turca iniciada formalmente em 1915. A atriz lutou por memória de genocídio que completa 108 anos.
 

Aracy começou sua carreira nos palcos no final dos anos 1950 e se destacou não só no teatro, mas no cinema e, principalmente na TV. A última grande aparição da atriz na  TV foi no "Conversa com Bial", em agosto de 2022, pouco antes de descobrir sua doença.Seu último trabalho na Globo foi no especial Juntos a Magia Acontece, em 2019. Aracy Balabanian estreou na televisão em 1965 ao estrelar "Antígona" numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi.
 
Outro papel de enorme repercussão de  Aracy Balabanian na telinha foi a divertida dona Armênia com sue famoso bordão "na chon", de Rainha da Sucata (1990). A personagem fez tanto sucesso que voltou em uma outra trama de Silvio de Abreu, Deus nos Acuda em 1992. Dentre seus trabalhos mais conhecidos na televisão estão ainda A Próxima Vítima, Passione, Eterna Magia, Sol Nascente, Saramandaia e Da Cor do Pecado.  A artista sempre priorizou sua carreira e optou por não se casar e ter filhos.
 
Aracy Balabanian nasceu na cidade de Campo Grande, Mato Grosso, em fevereiro de 1940. Segundo a TV Globo, a atriz é filha de imigrantes armênios e passou a morar em São Paulo ainda criança.
Foi na capital paulista que Aracy teve o primeiro contato com o teatro. "Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades", diz em entrevista publicada pelo site da emissora.

Após enfrentar a resistência do pai, Aracy estreou na TV Globo com a novela "O Primeiro Amor" (1972), de Walther Negrão. Ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputou o amor de Luciano (Sérgio Cardoso) com Paula (Rosamaria Murtinho) e Maria do Carmo (Tônia Carrero).
 
O primeiro papel de destaque na TV veio com Gabriela, do programa infantil "Vila Sésamo" (1973). Já como protagonista, Aracy gravou as novelas "Corrida do Ouro (1974)" e "Bravo! (1975)".
 
Entre 1986 e 1988, a atriz participou de duas novelas da Rede Manchete. Após fazer parte dos elencos de "Mania de Querer" (1986) e "Helena" (1987), ela retornou à Globo para "Que Rei Sou Eu?" (1989).
Um dos principais papéis da artista veio em "A Próxima Vítima" (1995). Ela interpretou Filomena Ferreto durante a exibição do sucesso da TV Globo.
 
A carreira de Aracy ficou marcada pela personagem Cassandra em "Sai de Baixo". Durante o programa de humor que permaneceu no ar por seis anos, a artista contracenou com Miguel Falabella (Caco Antibes), Luís Gustavo (Vavá), Marisa Orth (Magda), Tom Cavalcante (Ribamar) e grande elenco.

Após o sucesso do humorístico, Aracy ainda atuou nas novelas "Sabor da Paixão" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "A Lua me Disse" (2005), "Eterna Magia", (2007), "Passione" (2010), "Cheias de Charme" (2012), "Saramandaia" (2013), "Geração Brasil" (2014), "Sol Nascente" (2016) e "Pega Pega" (2017). Em 2019, atuou em "Sai de Baixo - O Filme". Naquele mesmo ano, trabalhou no especial de fim de ano da TV Globo, "Juntos a Magia Acontece". (Com Agências)

Por: Vida Diária/OT

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.