:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Caravelas: Com a apresentação de 82 pelotões, 33 instituições e mais de 2200 participantes, um verdadeiro espetáculo em homenagem ao Bicentenário da independência da Bahia.

O tema do desfile, "Bicentenário da independência da Bahia: Nossas Lutas, tradições e Cultura na conquista pela liberdade", trouxe à tona a importância histórica desse momento para o estado. Através das apresentações, os pelotões puderam homenagear os heróis e heroínas que lutaram pela emancipação política da Bahia e celebrar as manifestações culturais que expressam a identidade baiana.

O Prefeito Silvio Ramalho em entrevista com a ASCOM: “É uma tradição o desfile do 7 de setembro em Caravelas, a homenagem ao bicentenário de independência da Bahia é uma maneira de mostrar a nossa garra e conexão com a identidade do estado.”


Os pelotões de participantes incluíram divulgações de conquistas realizadas pela cidade de Caravelas, como os pelotões dos funcionários da saúde pública, que carregaram placas com conquistas realizadas pela gestão, nesse bloco, foram apresentadas placas com números de atendimentos de vários exames, a conquista do primeiro lugar em saúde preventiva em âmbito regional, e muito mais.

As escolas municipais foram espetaculares, conseguiram em união caracterizar e demonstrar a história da Bahia com pelotões inspirados no cangaço, cultura afro-brasileira, enaltecimento da psicultura, tradição quilombola e indígena, figuras históricas como Antônio Conselheiro e Maria Quitéria. Bem como os movimentos esportivos marcantes no município.

Foi muito significativa a presença da comunidade que assistiu ao desfile, pois através desse evento foi possível conscientizar as pessoas sobre a história da Bahia. Os diversos pelotões com culturas e homenagens diferentes mostraram a miscigenação de religiões e costumes baianos, promovendo uma reflexão sobre a importância da Independência do Brasil e da Bahia.

A secretaria de Educação e Esporte alcançou um objetivo crucial ao promover, organizar e realizar com maestria esse evento de patriotismo nacional e regional, enaltecer e aproximar os jovens caravelenses com a identidade do estado. Através da cultura e das tradições, foi possível ressaltar a luta pela liberdade e o orgulho de ser baiano. Que essa celebração continue a inspirar as futuras gerações a valorizarem a história e a cultura de seu estado.

 

 


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.