:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!



Reunião com jornalistas em Teixeira de Freitas serviu de preparativos para o 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia e para o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa de 16 a 19 de novembro de 2023 em Salvador.

O jornalista Moacy Neves, presidente do SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, esteve em Teixeira de Freitas na manhã deste sábado (07/10), para uma reunião com os profissionais de imprensa da região, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal. O presidente Moacy Neves cumpre uma pauta de viagens em visitas às regionais por todo o estado e divulgando o CONEJORBA e o ENJAI. No dia anterior ele já havia se reunido com os jornalistas de Itabuna e de Eunápolis.


Em Teixeira de Freitas, o presidente Moacy Neves foi recepcionado mais uma vez pelo diretor regional do SINJORBA no extremo sul baiano, o jornalista Ezequias Alves. Esta é a 3ª vez que Moacy Neves vem a Teixeira de Freitas discutir o futuro da categoria neste mandato em que preside o SINJORBA. Conforme o jornalista Ezequias Alves, a visita do presidente Moacy Neves fortalece e injeta ânimo na categoria para enfrentar os atuais desafios da profissão, que tem sido diversos nos últimos tempos.

Segundo o diretor regional Ezequias Alves, o encontro foi extremamente proveitoso, pois discutiu temas interessantes, dentre eles a possibilidade da divisão das regionais baianas, inclusive a do extremo sul, que é hoje formada pelos 21 municípios da região administrativa -, que havendo a divisão, Teixeira de Freitas ficaria apenas com 13 municípios e Eunápolis com 8 municípios em sua base, facilitando a governança, a interação, o diálogo e as atividades da instituição. E ainda foi sugerido a realização do 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia para 2024, em Mucuri – o último (12º Encontro dos Jornalistas do Interior) aconteceu em julho de 2023 em Feira de Santana.

O encontro neste sábado (07) em Teixeira de Freitas contou com a presença dos jornalistas Rubens Floriano (ex-diretor e 1º titular do Conselho Fiscal do SINJORBA e Athylla Borborema (ex-diretor). O presidente Moacy Neves deixou Teixeira de Freitas mais uma vez demonstrando contentamento com a participação dos colegas e com o resultado da reunião e, fez um chamamento de todos para que participem do CONEJORBA e do ENJAI, no próximo mês de novembro.

“O 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia discutirá a atual realidade do Jornalismo no Estado, os desafios enfrentados pela categoria no mercado de trabalho, uma plataforma de lutas para os próximos anos, além de atualizações em nosso estatuto. E vamos ter discussões e aprovações de pautas e temas específicos da Bahia, além de atividades comuns, como a plenária de abertura, conferências e eventos de confraternização”, informou o presidente Moacy Neves.

O 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia acontece 14 anos após o último evento similar, que foi realizado de 26 a 28 de novembro de 2009, no campus da FTC, em Salvador. Este ano, tanto o 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (CONEJORBA) quanto o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), acontecem nos auditórios do Hotel Sol Victoria Marina, na Avenida Sete de Setembro (Corredor da Vitória), de 16 a 19 de novembro de 2023 em Salvador.

Todos os jornalistas sindicalizados e que estejam adimplentes junto ao SINJORBA poderão participar do 11º CONEJORBA com direito a voz e voto. Os demais podem participar, somente como observadores. Aos colegas que vão participar do Congresso Estadual e que desejam também assistir ao ENJAI (minicursos, painéis e cases de assessoria) é preciso fazer a inscrição no site do Encontro (www.enjai.com.br). Serão 4 dias de muita discussão e troca de experiências sobre assessoria de imprensa e comunicação social em geral, com 50 horas divididas em 24 atividades.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.