:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


No início da manhã deste sábado (04)  frequentadores da praia de Marobá em Nova Viçosa encontraram uma tartaruga da espécie couro (Dermochelys coriacea), uma das maiores e mais raras do mundo, morta nas areias, chamando a atenção para questões ambientais urgentes.

A tartaruga, que media cerca de 1,5 metros de comprimento, estava em avançado estado de decomposição, o que indica que ela pode ter ficado presa em redes de pesca ou ter ingerido plástico, causando sua morte. Infelizmente, essa não é uma ocorrência isolada, pois a região tem testemunhado um aumento preocupante no número de animais marinhos mortos nas praias.

Especialistas em conservação da vida marinha alertam que o aquecimento dos mares é uma das principais ameaças a essas espécies. O aumento da temperatura da água do mar afeta os habitats naturais das tartarugas e outras criaturas marinhas, tornando as praias locais de desova mais quentes e prejudiciais aos ovos.

Além disso, a poluição costeira e a crescente quantidade de lixo plástico que chega ao oceano são ameaças graves. Tartarugas marinhas frequentemente confundem sacolas plásticas e objetos descartados com alimentos, ingerindo esses materiais tóxicos, o que pode levar à sua morte.

Para combater esse triste cenário, é crucial que a comunidade e as autoridades locais estejam atentas e tomem medidas. Aqui estão algumas ações que todos podemos adotar:

Descarte Responsável: Não jogue lixo nas praias ou em rios. Certifique-se de que seu lixo seja devidamente recolhido e reciclado.

Redução do Uso de Plástico: Diminua o consumo de produtos plásticos descartáveis, como garrafas, sacolas e talheres. Opte por alternativas reutilizáveis.

Participação em Limpezas de Praias: Una-se a grupos de voluntários locais que organizam a limpeza das praias.

Respeite as Regras de Navegação: Para os pescadores, certifique-se de que suas redes de pesca estejam em conformidade com as regulamentações para evitar a captura acidental de tartarugas e outros animais marinhos.

Educação Ambiental: Promova a conscientização sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas e do ecossistema marinho em escolas e comunidades.

A descoberta da tartaruga de couro morta em Marobá serve como um triste lembrete de que a saúde dos oceanos está intrinsecamente ligada à nossa própria sobrevivência. É hora de agir e proteger essas incríveis criaturas marinhas e o meio ambiente que compartilhamos.

 

Por: Vida Diária/ BES

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.