:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O município de Mata de São João recebeu neste mês de novembro o “selo ouro” em transparência pública. Uma premiação realizada pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, que avaliou 565 entidades na Bahia (entre as esferas federal, estadual e municipal).

Entre os Poderes Executivos Municipais, de um total de 323 cidades avaliadas, apenas Mata de São João e Miguel Calmon receberam o título ouro de transparência. Mata de São João atingiu a nota de 91,51%. O reconhecimento representa o sucesso de um trabalho planejado e executado na Prefeitura, com foco na responsabilidade com o erário público.

O Procurador Geral do Município, Wellington Lázaro, explica que a transparência é essencial para a governança e governabilidade administrativa no setor público e enaltece que neste quesito, Mata de São João dá um grande demonstrativo de que é possível governar com lisura. “Nosso município, mais uma vez, demonstra que o serviço público pode e deve ser realizado com total lisura e transparência. Dessa forma, atuamos com o Controle Interno, buscando junto as secretarias e os demais órgãos da gestão, a divulgação de tudo que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos”.

Para o Prefeito João Gualberto, o selo é mais uma confirmação do trabalho sério desenvolvido pela gestão e a reafirmação do compromisso com o erário. “Trabalhamos com o máximo de transparência possível. Todos os processos, receitas e despesas são publicados e é de fácil acesso ao cidadão. Nosso governo é livre de corrupção, por isso a quantidade recorde de obras e assistência à população”.

Conquistas correlatas – Em 2021, o relatório anual do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a gestão da transparência de Mata de São João, apontou que a Prefeitura obteve nota 10 em todos os critérios de divulgação de informações públicas estabelecidas pela legislação.

Em 2021 e 2022, a gestão municipal recebeu o prêmio Band cidades excelentes no quesito transparência fiscal e eficiência.

No II Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, realizado em Brasília, o Município de Mata de São João foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Gestão por Resultado (IBGR) por estar entre as gestões municipais que são destaques nas principais dimensões do Índice de Governança Municipal do IGM-CFA 2023.

 

Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.