:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Que bom que as férias chegaram, famílias inteiras nesse período mudam de domicilio para locais mais próximos ao litoral ou para a zona rural a procura de descanso e diversão, aqueles que permanecem no meio urbano buscam os clubes e piscinas para amenizar o calor.

Tudo isso é muito bom, porém, precisamos nos acautelar para que a nossa alegria seja motivo apenas de lembranças agradáveis registradas nas lindas fotos distribuídas nas redes sociais.

Para contribuir com a alegria das férias ficam aqui as nossas dicas de segurança para esse período muito especial.

 

NA PISTA

1-            Preciso repetir sempre: se vai dirigir não faça uso de bebidas alcóolicas ou de qualquer substância que possa  prejudicar os reflexos na direção.

2-            Evite lançar latas vazias, garrafas ou qualquer dejeto pela janela dos veículos, as latas e garrafas em especifico quando aquecidas pelo sol podem produzir focos de incêndio na vegetação seca à margem da via, e a fumaça decorrente desses focos podem gerar acidentes por conta da falta de visibilidade (LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA !).

3-            Evite ultrapassagens proibidas, respeite a sinalização, modere a velocidade e evite brincadeiras ao volante, para crianças use o acento adequado, procure traçar bem a sua rota de viagem e tenha sempre próximo os telefones úteis e o celular carregado.

 

NAS PRAIAS, LAGOS, RIOS E PISCINAS

1-            Procure sempre locais com proteção de guarda vidas, se porventura o local não tem presença de guarda vidas evite os locais profundos ou distantes da borda(piscinas) lembre : AGUA NO UMBIGO SINAL DE PERIGO !!

2-            Deixe as crianças sempre à vista, faça uso do protetor solar, beba bastante agua e evite os horários de calor intenso, uma roupa com proteção UV é bem vinda

3-            Não brinque de empurrar pessoas nas piscinas isso pode causar acidentes gravíssimos, leve sempre no porta mala do veículo objetos flutuantes que possam servir em caso de precisar lançar para alguém em iminente risco de afogamento.

4-            Não pule de pedras, pontes ou de qualquer outro obstáculo se não tem conhecimento do local ou habilidade suficiente para fazê-lo ( O MELHOR É NÃO SE ARISCAR)

5-            Vá sempre acompanhado para locais de banho, observe sempre a conduta dos que conhecem o local, na dúvida: não entre

 

NO CAMPO

1-            Se informe se no local tem risco da presença de animais peçonhentos e insetos nocivos (escorpiões, serpentes, abelhas, marimbondos etc...) use repelente sempre.

2-            Se vai acampar, procure locais com trilhas faceise com cobertura vegetal não muito densa, vá sempre acompanhado, procure informações sobre a região, observe a previsão do tempo. Procure conhecer sobre primeiros socorros e orientação por bússola isso é bom

3-            Cuidado com o manuseio de materiais cortante ou perfuro cortantes, crianças não devem manusear esses materiais sem a supervisão de um adulto.

4-            Subir em arvores, montar cavalos, fazer manuseio de animais somente para quem domina a habilidade ou sob a supervisão de instrutores.

 

DICA ESPECIAL PARA O REVEILLON :

1-            CUIDADO COM O MANUSEIO DE FOGOS DE ARTIFICIO, CRIANÇAS NÃO DEVEM FAZER USO DE ROJÕES E BOMBAS, LEIA AS INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA CONTIDA NAS EMBALAGENS, COMPRE FOGOS EM LOCAIS AUTORIZADOS.

2-            Shows pirotécnicos  só devem ser montados por profissionais credenciados e respeitando as distâncias regulamentadas em norma acerca das residências, posto de combustíveis e locais de concentração de pessoas.

3-            Durante os festejos, não utilize garrafas, copos e objetos de vidro no meio da multidão, prefira invólucros plásticos e descartáveis, evite calçados de saltos em locais de areia ou solo irregular, esteja sempre acompanhado e coloque pulseiras de identificação com numero de telefone em crianças para o caso de desaparecimentos em meio à multidão.

Por enquanto é isso aí meus nobres viajantes de férias, qualquer situação de socorro ligue sempre  Bombeiros 193 - SAMU 192 -  Polícia militar 190.  Boas festas e um feliz 2019.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.