:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


Até o dia 19 de maio estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM é um divisor de águas na vida dos jovens brasileiros. Os resultados das provas podem ser usados em processos seletivos para vagas em Universidades Públicas, também para bolsas de estudo em faculdades particulares e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fazer um bom exame exige dias e dias de estudos e a dica de hoje vem com a proposta de lhe dar uma mãozinha utilizando o smartphone ou tablet. O aplicativo em questão é o Gabaritando ENEM (Enem 2017 Simulado Gabaritandoda GetApp Tecnologia) com 18,19MB de tamanho. O Gabaritando é fácil de mexer, sem necessidade de criação de senha. Na página principal há a opção de escolhas pelos simulados, conteúdos e videoaulas. Isso mesmo, o App traz aulas que estão no YouTube com vários conteúdos importantes. É possível escolher a disciplina e bons estudos. Como exemplo, na parte de Geografia, há aulas de Demografia e as Pirâmides Etárias, Formação dos EUA, Tigres Asiáticos, Geopolítica entre muitos outros assuntos. O ícone dos Simulados também é interessante. Clicando nele, é possível fazer prova s do ENEM de anos anteriores. O aplicativo, em cada questão, traz dicas para que se possam tirar dúvidas.

Depois de ler, reler, esclarecer dúvidas é só responder e seguir para a próxima pergunta. No Simulado Rápido são 10 questões. Ao final você terá o resultado com o gabarito e a quantidade de questões certas e erradas, além do percentual de acerto. Uma coisa legal é que o App dá a oportunidade de se criar o próprio simulado optando pelo ano do ENEM, disciplinas, assuntos, se quer dicas ou não nas questões e quantidade de perguntas. Quem gosta de aprender sendo desafiado, encontra uma boa ferramenta com ranking e desbloqueio de funções a cada conquista, inclusive ganhando tokens (moeda do aplicativo) para comprar conteúdos na lojinha. Quanto mais você estuda, mais ganha tokens e amplia o acesso ao que o Gabaritando oferece. Algo importante de saber é que para utilizá-lo é preciso estar conectado à internet.

Já que estamos falando de ENEM, a tão temida redação não poderia ficar de fora. Na lojinha de aplicativos do Google Play há várias opções que prometem dar uma força a quem não tem tanta intimidade com o escrever. Baixei e testei o Redação Nota 1000 – ENEM (MRMdevelopers) e gostei. O App traz as redações que tiraram nota máxima em exames anteriores. Vendo como os “feras” escrevem ajuda a eliminar equívocos. Também há 20 valiosas dicas para se preparar para a redação. Os desenvolvedores prepararam 20 assuntos que podem ser possíveis te mas do ENEM desse ano. Há uma descrição breve de cada tema, mas o suficiente para que se possa pesquisar mais o assunto. Gostei bastante também da parte dos “erros comuns”. São informações preciosas para não dar aquela vacilada na hora de escrever a redação.

Minha sugestão é que ao estudar pelo aplicativo, você elabore redações e peça para algum professor olhar e fazer observações sobre sua produção. Faça isso várias vezes e, com certeza, você vai aprimorar o jeito de escrever, tendo mais intimidade com as palavras.

Bons estudos!

 

Erb Aguiar – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.