:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 14 de julho: Saúde é vida! O tema desta semana é um dos mais necessários na atualidade, trata-se da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais conhecida com Pressão Alta. Segundo Dr. Mário Sérgio, a sua ocorrência acontece quando a pressão do sangue é persistentemente muito elevada.

No Brasil e no mundo, a HAS atinge inúmeras pessoas, se não tratada pode causar graves problemas, a melhor forma de tratamento é uma dieta adequada e prática de hábitos saudáveis com uso de medicamentos, se necessário.

Dentre as medidas que ajudam a evitar e controlar a hipertensão, confira algumas delas:

- Controle do peso;
- Prática de atividades físicas regulares;
- Manutenção de uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais e com baixo teor de sal e de gordura.

As complicações da HAS são muitas: acidente vascular encefálico, que pode ser hemorrágico ou isquêmico; insuficiência cardíaca; infarto agudo do miocárdio; insuficiência renal aguda ou crônica; retinopatia, que pode levar a cegueira definitiva e comprometimento dos próprios vasos sanguíneos.

Sempre que possível, faça aferição de sua "pressão" sempre que possível e para prevenção ou tratamento dessa doença procure seu médico.

Dr. Mário Sérgio é Médico e Educador Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.