:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A luz emitida pela maioria dos celulares é azulada e, por incrível que pareça, ela é capaz de desregular completamente o nosso organismo, principalmente o nosso sono.
Isso afeta o sono porque o cérebro produz menos melatonina (hormônio responsável por causar sonolência) em ambientes claros.

Você deve estar se perguntando por que a luz azul é considerada tão prejudicial à saúde se qualquer tipo de iluminação afeta o sono, certo?

Acontece que essa luminosidade, presente no celular, tem um comprimento de onda maior, ou seja, ela é o tipo que mais afeta a produção de melatonina.

Após sermos expostos à luz azul, o nosso cérebro só volta a produzir o hormônio do sono normalmente três horas depois. Isso significa que as pessoas que usam o celular todos os dias momentos antes de dormir estão suscetíveis a sofrerem de insônia.

Há outro malefício que também é causado pela exposição contínua à luz da tela do celular: o envelhecimento precoce da pele.

A onda penetra mais profundamente nas camadas da nossa derme, provocando a oxidação dos lipídeos.
Além disso, ela também estimula a degradação das enzimas da cútis, o que resulta na destruição das fibras de colágeno e na queda da sua produção, dando à pele uma aparência de desidratada — e para quem tem a derme mais escura, o risco de surgirem manchas é muito maior.

Por último, mas não menos importante, a exposição à luz do celular também danifica os olhos. Em termos de saúde ocular, a luz azul aumenta a incidência de catarata precoce e de doenças na retina. Vistas secas e cansadas são um sinal de que a iluminação está prejudicando a visão.

Em casos mais extremos, a de tom azulado pode causar, até mesmo, a degeneração crônica da retina e, eventualmente, levar à cegueira.

Vale ressaltar que o celular não é o único aparelho que causa todos esses problemas. A maioria dos aparelhos eletrônicos emitem a luz azulada, o que significa que tablets, televisões e computadores são tão prejudiciais à saúde quanto os smartphones.

O celular é retratado como o grande vilão da história porque as pessoas tendem a usá-lo com mais frequência que os demais aparelhos.

Ficam as dicas: Diminua o brilho das telas; se tiver disponível use óculos ou películas com filtro para luz azul, não fique muito tempo nas telas, ative nos celulares e outras telas a proteção para LUZ AZUL (a tela vai ficar mais amarelada) lembrando contudo que essa cor lembra a Luz do Dia e mesmo q proteja dos Efeitos da Luz Azul ainda interfere no Sono principalmente à noite.

(Dr Mário Sérgio é Médico e Educador Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz).

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.