:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A 3ª Conferência Municipal de Educação de Ibirapuã, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada no início deste mês com o intuito de apresentar aos professores e profissionais das escolas municipais e estaduais, informações sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e Plano Nacional de Educação (PNE). O evento contou com os palestrantes Prof. Jonathan Molar e Paulo Gaudino e a participação do músico Marcelo Calazans.

Para a secretária de Educação Ednilce de Oliveira, o objetivo do evento foi unir os professores e toda a comunidade escolar. “Esperamos que esse ano seja de vitórias para todos, conhecemos as dificuldades e entraves da Educação, mas acreditamos no trabalho dos professores e profissionais da Educação, um trabalho de qualidade”.

O professor e doutor em Educação Jonathan Molar, abordou alguns eixos do Sistema Nacional de Educação, e mostrou aos profissionais a importância da discussão de ideias. “Quanto mais se engaja o professor, agente direto nesse processo de tentativa de implementação do SNE, mais o município irá ganhar, pois é possível colocar um dos principais atores em diálogo, em discussão. Por isso a importância de palestras, fóruns, grupos de trabalho, para que se possa dividir os eixos, e o papel de cada um, visando o desenvolvimento e melhoria da qualidade de educação, nesse caso, do município”, disse o professor.  

Para o palestrante Paulo Gaudino, representante do MEC, falar do SNE e PNE é de suma importância, “pois trata-se da vida de um dos agentes de propagação e execução da Educação, o professor. Abordamos essa temática para mostrar ao profissional que ele é uma peça fundamental para o desenvolvimento da Educação, e falamos também sobre o plano de carreira, que é indispensável para o seu crescimento”.  

Na parte cultural do evento, o professor e músico Marcelo Calazans, além de proporcionar um momento musical harmonioso, apresentou aos professores algumas técnicas em sala de aula do projeto Educantar, que desenvolve em Teixeira de Freitas, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem para o aluno. “A música também tem o papel de educar, acalmar, motivar e acolher a criança. A música envolve através do afeto, união, e causa um elo entre o professor e aluno”, disse.

A coordenadora Gleidiane Oliveira, que faz parte da equipe técnica pedagógica, enfatiza o cuidado com esses profissionais para o sucesso do ano letivo. “A Educação é muito mais do que um direito constitucional, é um patrimônio, é o que podemos oferecer de melhor. Acolher os profissionais da Educação, e acolher bem, é essencial para que o ano letivo ocorra da melhor forma. A intenção da Conferência veio com essa finalidade, além de apontar um aspecto mais crítico, tornando os professores em participantes, ativos na construção do plano”, finaliza.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.     

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.