:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente, está em fase de implantação do projeto Horta nas Escolas, que visa utilizar hortas enquanto um espaço de atividades didáticas e de base para uma alimentação saudável aos alunos das diversas instituições de ensino do município.

A ação abrangeu, inicialmente, a Creche Municipal Estrela da Manhã, localizada no bairro Tancredo Neves. O preparo foi realizado com equipes técnicas de ambas as secretarias, no intuito de trazer benefícios à saúde das crianças, além de ser um excelente recurso pedagógico.

“Esse projeto integra práticas agrícolas, saúde e educação; escolas e creches, por exemplo, são espaços lúdicos nos quais as práticas voltadas à qualidade de vida ganham repercussão, além de conscientizar crianças e adolescentes. Pretendemos levar o Horta na Escola para mais equipamentos da educação”, destacou Elenita Medrados, Secretária de Agricultura.

A implantação e ampliação de hortas orgânicas comunitárias em escolas da rede municipal de Teixeira de Freitas faz parte do projeto “Iniciativas socioambientais para redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas do município”, com financiamento do Ministério do Meio Ambiente e sob direção da Secretaria de Meio Ambiente.

A iniciativa conta também com instalação de sistema de captação da água pluvial, como forma de propiciar o fortalecimento e o estímulo à produção e ao consumo de produtos locais, orgânicos, éticos e de comércio justo, com ênfase na agricultura familiar.

“O projeto tem como intuito a mobilização para participação da comunidade escolar e de comunidades socialmente vulneráveis, com atividades como: preparo do terreno e cercamento do canteiro com base no 5R’s (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar) e plantio de sementes e/ou mudas. Cabe reforçar a importância da Educação Ambiental para o crescimento das crianças, aplicada com a vivência de campo de forma lúdica e construtiva”, destacou a Secretária de Meio Ambiente, Sabrina Rampinelli.

 

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.