:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

EUNÁPOLIS – O Colégio Anísio Teixeira, tradicional escola de Eunápolis, se destacou na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2023. No total, oito alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram premiados, sendo uma medalha de ouro, uma de prata e seis menções honrosas.

Na edição de 2022 da ONC, o Anísio Teixeira também já havia conquistado um excelente resultado, com dez alunos premiados – uma medalha de ouro, uma de prata, três de bronze e cinco menções honrosas.

Em 2023, mais de 4 milhões de estudantes de todo o país participaram da ONC, um número recorde de inscritos. Organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e composta por várias etapas, a competição reuniu alunos de 4.989 municípios de todos os estados brasileiros.

ALUNOS PREMIADOS – Leonardo Torres Vital, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou medalhas de ouro nas edições de 2022 e 2023. Apesar da grata surpresa ao saber da conquista da medalha, ele disse que já imaginava a possibilidade de estar entre os finalistas, principalmente depois que passou para a segunda fase da competição com bom resultado. Leonardo conta que desde pequeno demonstrou muito interesse pelas áreas de Ciências, Matemática e Astronomia, e sempre teve o sonho de disputar as competições escolares.

Quem também ficou surpreso com os bons resultados foi Miguel Djalma Faria Bezerra de Souza. Aluno do 1º ano do Ensino Médio, ele conquistou a medalha de prata neste ano e a de bronze em 2022.

Segundo ele, que desde pequeno participa de olimpíadas escolares, um importante incentivo para a participação em competições escolares é o fato de que muitas universidades aceitam medalhas como forma de ingresso.

Júlia Santana Faria Coelho foi medalha de prata na ONC do ano passado, quando cursava o 7º ano do Ensino Fundamental. “Desde criança, sempre fui muito interessada e fui uma aluna muito boa nessa área de Ciências. Quando surgiu a vaga para participar da olimpíada, eu logo me inscrevi, e com certeza vou participar no ano que vem”, ressaltou.

Segundo ela, o Colégio Anísio Teixeira incentiva bastante os alunos a participar dessas competições, porque são uma preparação para o Enem e para o vestibular.

Para Evelyn Santos Sousa, medalhista de bronze em 2022, quando cursava o 2º ano do Ensino Médio, o acesso às aulas preparatórias foi um importante fator que a motivou a participar da olimpíada. “As aulas preparatórias poderiam me ajudar não somente a passar na competição, mas também a adquirir conhecimento para o vestibular e o Enem”, destacou.

Evelyn salientou que o apoio da escola foi primordial. “Eles incentivaram muito a participar. Mostraram os aspectos positivos e nos fizeram até mesmo a ter mais interesse pela área de Ciências”, lembrou.

Linda Isadora de Souza Santos também conquistou a medalha de bronze em 2022, quando era aluna do 9º ano. “Foi uma grande surpresa receber um resultado tão favorável em uma olimpíada com o nível da ONC, mas o apoio da escola ajudou bastante. Além das aulas preparatórias, o suporte emocional me deixou muito mais tranquila na hora de fazer as provas”, comentou.

 

SUPORTE ESCOLAR – Os alunos premiados foram unânimes em ressaltar o incentivo recebido pela equipe do Colégio Anísio Teixeira e o suporte pedagógico durante a preparação para a competição.

O professor Leonny da Silva Santos disse que esse é o segundo ano consecutivo do projeto de coordenação pedagógica para a etapa preparatória à olimpíada. “Além da preparação do dia a dia que a escola já proporciona, com os conteúdos regulares, foi dedicado aos alunos inscritos na olimpíada um período no turno oposto para que eles pudessem ter aulas preparatórias”, explicou Leonny, um dos coordenadores da equipe.

“Os resultados que vinham antes eram muito bons, e agora estão ainda melhores. É gratificante saber que o que nossos alunos estão aprendendo na escola está refletindo no crescimento educacional deles”, observou.

Segundo o professor, o Colégio Anísio Teixeira tem fama de ser competitivo, mas é uma competitividade positiva. “Nossa escola quer que o aluno sempre busque mais. Nosso ambiente escolar faz com que os próprios alunos busquem isso, o que reflete nas medalhas e menções honrosas conquistadas”, ponderou.

 

Por: Vida Diária/ RN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.